Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sábado, 26 de dezembro de 2020

0

RECEITA FEDERAL APREENDE QUASE 3 T DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS

 

A droga oculta em bobinas de alumínio iria para o Porto de Roterdã, na Holanda

Na manhã da última terça-feira (22) a Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu 2.932 kg de cocaína escondidos em uma carga de exportação, no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

A carga foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Durante a inspeção, o cão de faro da RFB sinalizou positivamente para a presença de drogas.


A droga estava cuidadosamente oculta em carregamento de bobinas de alumínio, destinadas ao Porto de Roterdã, na Holanda.

Novo Recorde

Essa foi a maior apreensão da droga realizada pela RFB no Porto de Santos e a primeira a superar duas toneladas em uma só carga. Até então, a maior havia ocorrido no dia 8 de março de 2019, quando foram apreendidos 1.776 kg ocultos em uma carga de limões frescos acondicionados em caixas de papelão.


Organizações criminosas

No continente europeu a cocaína apreendida pode alcançar a quantia de R$ 756,5 milhões. As autoridades acreditam que em virtude da quantidade, do seu elevado valor e a logística empregada, organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a máfia italiana N’drangheta possam estar envolvidas nessa tentativa de envio da droga para a Europa. Um consórcio entre megatraficantes também não está descartado.


A droga interceptada pela RFB foi entregue à Polícia Federal (PF), que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita. O repasse de informações das operações à polícia judiciária tanto pode dar início a novas investigações, como complementar as que estão em curso.


Total já passa de 20 toneladas

A RFB apreendeu mais de 20,5 toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2020. Até o momento, foram 49 apreensões. Na maior parte dos casos, a droga foi encontrada dentro de contêineres que seriam enviados para a Europa.

As cargas em meio às quais o entorpecente é escondido são as mais variadas possíveis. Sucata, óleo, limão, farinha, papel, tripas de carne, açúcar, café e máquinas são alguns exemplos. Além disso, este ano, a RFB em Santos também encontrou cocaína oculta na estrutura de contêineres e dentro de equipamentos.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES