Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 7 de abril de 2021

0

GUARDAS PORTUÁRIOS PROTESTAM REIVINDICANDO DIREITO A VACINAÇÃO EFETUADA PELO ESTADO AOS INTEGRANTES DA SEGURANÇA PÚBLICA

 

Foto: Carlos Nogueira / Jornal A Tribuna

A reivindicação ocorreu porque a categoria, mesmo fazendo parte do SUSP- Sistema Único de Segurança Pública, não foi contemplada com a vacina

Na tarde de ontem (06), os guardas portuários do Porto de Santos, no litoral de São Paulo fizeram uma manifestação para reivindicar o direito de se vacinarem contra a Covid-19, assim como outros profissionais da segurança pública. O ato aconteceu em frente a sede da Autoridade Portuária de Santos, no bairro Macuco.

Na segunda-feira (05) começam a ser vacinados 180 mil profissionais de segurança em todo o Estado de São Paulo. São profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Guardas Civis Metropolitanos, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Fundação Casa. Em 10 dias, praticamente todos desta população dos profissionais de segurança estarão vacinados.

A reivindicação ocorreu porque a categoria, mesmo fazendo parte do SUSP- Sistema Único de Segurança Pública, instituído pela Lei Nº 13,675 no dia 11 de junho de 2018, não foi contemplada com a vacina. A Guarda Portuária também faz parte do Conselho de segurança do Município de Santos (CONSEM), do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis (Cesportos-SP).

Apenas duas cidades no Estado de São Paulo têm Guarda Portuária, Santos, com cerca de 300 integrantes, e São Sebastião, com aproximadamente 30 guardas.

Segundo Everandy Cirino, presidente do Sindaport - Sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia, nos Terminais Privativos e Retroportuários e na Administração em Geral dos Serviços Portuários do Estado de São Paulo, que representa a categoria no estado, A Polícia Militar (PM) recebeu 8.000 doses de vacina, quando o efetivo é em torno de 6.000. O sindicato colocou à disposição o ambulatório médico para efetuar a vacinação.

Contatos                                   

Segundo Cirino, o sindicato enviou ofício ao Governador do Estado, João Dória, e em entrou em contato o secretário de saúde do estado de são Paulo, e está aguardando o retorno das autoridades. O sindicato também efetuou vários contatos políticos, com vereadores e deputados estaduais.


Ação Civil Pública

O Sindaport também entrou ontem, no Tribunal de Justiça do Estado com uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar com tutela de urgência, citando a Prefeitura Municipal de Santos e o Governo do Estado, para declarar aos integrantes da Guarda Portuária o direito de serem imunizados com a vacina, em conjunto com as demais forças policiais do país, atendendo ao Plano Nacional de Vacinação, produzido pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura de Santos

Em nota, a Prefeitura Municipal de Santos afirma que segue o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. Tanto o envio das doses como a determinação dos respectivos públicos-alvo a serem vacinados são responsabilidades do Governo do Estado.

Casos                               

Desde o início dessa pandemia a Guarda Portuária não parou, trabalhando inclusive em regime extraordinário.” Em Santos já tivemos 20 casos de guardas portuários afastados por Covid, inclusive o primeiro caso no porto foi de um guarda portuário, que teve contato com um tripulante filipino. Todos que entram no porto passam pela Guarda Portuária”, disse Cirino.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES