Postagem em destaque

CONHEÇA O CÓRTEX, SISTEMA DE VIGILÂNCIA DO GOVERNO QUE INTEGRA DE PLACA DE CARRO A DADOS DE EMPREGO

  O Córtex também possui acesso em poucos segundos a diversos bancos de dados com informações sigilosas Sem alarde, o Ministério da Justiç...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 26 de outubro de 2021

0

GUARDA PORTUÁRIA RECEBE TREINAMENTO PARA USAR DRONES NO PORTO DE PARANAGUÁ

 

O porto irá abrir o processo para aquisição dos equipamentos próprios e pôr em prática o uso da nova tecnologia

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, os guardas portuários participaram do curso prático e teórico de Operação de Drones, realizado nas dependências do Porto de Paranaguá.

O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O drone é uma grande ferramenta de trabalho no monitoramento através de imagens aéreas, no intuito de combater ilícitos em grandes áreas.

Objetivo

O objetivo foi capacitar integrantes das forças de seguranças ao uso do equipamento em rotinas de vigilância ou mesmo em operações especiais. Ao todo, foram 24 horas de aprendizagem teóricas e práticas com o aparato eletrônico.

Segundo o Major Cezar Kamakawa, comandante da Guarda Portuária (GPort) o uso do drone permite ampliar a vigilância sobre os mais de cinco quilômetros de faixa portuária com uma visão ampla sobre todas as dependências e muitas com velocidade maior do que os deslocamentos pelo solo. “É um meio bastante importante e eficiente”, destaca.

Aquisição de drones para o porto

Com o treinamento realizado e a capacitação de dois guardas portuários no primeiro curso, o porto de Paranaguá irá abrir o processo para aquisição dos equipamentos próprios e pôr em prática o uso da nova tecnologia.

O uso desse equipamento vai complementar a vigilância e a segurança pública”, explicou Kamakawa.

Participantes

Participaram do curso policiais federais do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) e do Núcleo de Operações da Delegacia da Polícia Federal (PF), policiais civis, militares, guardas portuários e guardas municipais das cidades de Paranaguá, Pinhais e Campo Largo.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.