Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 26 de outubro de 2021

0

GUARDA PORTUÁRIA RECEBE TREINAMENTO PARA USAR DRONES NO PORTO DE PARANAGUÁ

 

O porto irá abrir o processo para aquisição dos equipamentos próprios e pôr em prática o uso da nova tecnologia

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, os guardas portuários participaram do curso prático e teórico de Operação de Drones, realizado nas dependências do Porto de Paranaguá.

O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O drone é uma grande ferramenta de trabalho no monitoramento através de imagens aéreas, no intuito de combater ilícitos em grandes áreas.

Objetivo

O objetivo foi capacitar integrantes das forças de seguranças ao uso do equipamento em rotinas de vigilância ou mesmo em operações especiais. Ao todo, foram 24 horas de aprendizagem teóricas e práticas com o aparato eletrônico.

Segundo o Major Cezar Kamakawa, comandante da Guarda Portuária (GPort) o uso do drone permite ampliar a vigilância sobre os mais de cinco quilômetros de faixa portuária com uma visão ampla sobre todas as dependências e muitas com velocidade maior do que os deslocamentos pelo solo. “É um meio bastante importante e eficiente”, destaca.

Aquisição de drones para o porto

Com o treinamento realizado e a capacitação de dois guardas portuários no primeiro curso, o porto de Paranaguá irá abrir o processo para aquisição dos equipamentos próprios e pôr em prática o uso da nova tecnologia.

O uso desse equipamento vai complementar a vigilância e a segurança pública”, explicou Kamakawa.

Participantes

Participaram do curso policiais federais do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) e do Núcleo de Operações da Delegacia da Polícia Federal (PF), policiais civis, militares, guardas portuários e guardas municipais das cidades de Paranaguá, Pinhais e Campo Largo.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES