Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

0

GUARDA PORTUÁRIA PRENDE TRÊS HOMENS INSERINDO COCAÍNA EM CONTÊINER NO PORTO DE SANTOS

 


Foram apreendidos 184 kg da droga. A carga tinha como destino final o Porto de Antuérpia, na Bélgica

Na madrugada do dia 17, a Guarda Portuária (Gport) foi acionada para comparecer ao terminal da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), localizado na Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como “Reta da Alamoa”, em Santos, litoral de São Paulo.

O acionamento da GPort ocorreu após os operadores do Centro de Controle e Monitoramento (CCMON) daquele terminal visualizarem pelas câmeras, uma movimentação estranha em uma das quadras onde os contêineres ficam armazenados com destino ao embarque.

Chegando ao local indicado, os guardas portuários surpreenderam dois indivíduos introduzindo bolsas esportivas, contendo tabletes de cocaína em um contêiner. Posteriormente um caminhoneiro, que supostamente teria deixando eles e a droga no local e retornava para apanhá-los, também foi detido.

O contêiner onde a droga estava sendo inserida tinha como destino final o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Os três, assim como a droga e o caminhão, foram encaminhados à sede da Policia Federal (PF), no centro de Santos.

Após ouvir o relato dos fatos e o teste realizado constatar que se tratava realmente de cocaína, a droga foi pesada, totalizando 184 kg.

O entorpecente foi apreendido e os três homens foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas. O crime de tráfico de drogas tem previsão no artigo 33 da Lei 11.343/06, cuja pena é de 5 a 15 anos de reclusão. Ademais, por conta da transnacionalidade do delito, incide sobre essa pena a agravante de um sexto a dois terços da pena, na forma do inciso I do artigo 40 da mesma Lei.

Os investigados foram encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça Federal.

Mercado do Tráfico

Segundo alguns caminhoneiros ouvidos pelo Portal Segurança Portuária Em Foco, eles são aliciados nas áreas externas, antes de acessarem aquele terminal, com ofertas de até R$ 100.000,00 para transportar a droga ou mesmo outra pessoa, escondida na cabine do caminhão, no intuito de inseri-la dentro de um contêiner pré-informado.

Metade do valor é pago antecipadamente e o restante após ser provado, através de fotos da droga inserida no interior do contêiner.

Trabalho da Gport não é divulgado

Apesar da Guarda Portuária ser responsável pelo policiamento ostensivo na área portuária, provendo a segurança dos trabalhadores e usuários do porto, a Santos Port Authority (SPA), antiga Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa pública que administra o porto, não divulga nenhuma ação da sua corporação.

Segundo os guardas portuários ouvidos pelo Portal Segurança Em Foco, eles são proibidos de acionar a imprensa, dar entrevista, ou mesmo fornecer qualquer tipo de informação em todas as ocorrências na qual estejam envolvidos, ficando sujeitos a Processo Administrativo Disciplinar (PAD), em caso de descumprimento.

Com a falta de divulgação do trabalho que essa corporação realiza, muitas ocorrências deixam de ser divulgadas, ou quando o são, a sua participação é diminuida ou até mesmo suprimida.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.