Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 16 de novembro de 2021

0

A 3ª EDIÇÃO DO CURSO NACIONAL DE AUDITORIA FOI REALIZADA NO PORTO DE ITAJAÍ

 


O CNA, realizado entre os dias 8 e 12, credenciou 59 (cinquenta e nove) agentes públicos

A 3ª edição do Curso Nacional de Auditoria em Instalações Portuárias (CNA), promovido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS) foi realizado no Porto de Itajaí, no litoral do estado de Santa Catarina.

O CNA, realizado entre os dias 8 e 12, credenciou 59 (cinquenta e nove) agentes públicos de todas as regiões do país para a execução das tarefas e responsabilidades previstas no Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS), além de normativos da Conportos.

A abertura do evento ocorreu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí. O curso foi ministrado através do Presidente Nacional da Conportos e Delegado da Polícia Federal, Dr. Marcelo João da Silva; Delegada da Polícia Federal de Rio Grande (RS), Dra. Janaina Agostini Braido, e o Auditor e Chefe do Posto Avançado da Antaq de Santos (SP), Dr. Daniel Santos Silva.

A programação contou com aulas práticas e teóricas, com simulado de auditoria. O curso abordou Auditoria em instalação Portuária; Plano de Segurança e Estudo de Análise de Risco; Responsabilidade nas áreas de Segurança; Equipamentos de Segurança; Treinamentos; simulados e exercícios.

As aulas práticas foram realizadas nos terminais do Complexo Portuário de Itajaí, no qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os terminais, sendo o Porto de Itajaí (área pública), APMT (área arrendada), Braskarne, e na margem esquerda do Rio Itajaí Açu, a Portonave (Porto de Navegantes), a fim de fixarem os parâmetros da auditoria estabelecidos pela Conportos em seus normativos e as contribuições da ferramenta de Análise de Risco com ênfase em Segurança Portuária (ARESP) para o processo de certificação das instalações portuárias.

O Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CONPORTOS, Marcelo João da Silva, enfatizou que este é o 3º evento da Conportos realizado no município de Itajaí:

“O Porto de Itajaí é um dos poucos portos certificados no país, e isso dá um diferencial de qualidade singular. A auditoria da Conportos tem funcionado como uma ferramenta de Gestão para a administração portuária seja ela pública ou privada entendendo situações de vulnerabilidade, porque é o espaço onde ela pode trabalhar para eventualmente se proteger de ameaças e ter um funcionamento pleno da sua missão, e, realmente tem sido a casa da Conportos em Santa Catarina, em função do comprometimento da comunidade portuária com a sua gestão. Ter o Porto de Itajaí sediando o nevento, agrega muito valor ao nosso produto final”, destacou.

Segundo Thiago Giavarotti, Coordenador da Cesportos de Santa Catarina e Delegado da Polícia Federal em Itajaí, a Auditoria é o momento em que a Comissão verifica se estão sendo cumpridos todos os quesitos legais, para que a instalação portuária possa receber embarcações de longo curso.

“O Porto de Itajaí é reconhecidamente um dos Portos mais importantes do Brasil. A Superintendência do Porto de Itajaí, faz um trabalho fantástico de aproximação com os órgãos intervenientes, e esse trabalho acaba sendo coroado com a aproximação da própria Conportos. Como a Superintendência do Porto de Itajaí entende o nosso trabalho, nada melhor do que trazer um curso como este. Toda a vocação de Itajaí para o ambiente Portuário contribui para que o curso seja um sucesso”, destaca.

O Delegado da Policia Federal de Itajaí, Dr. Tales Teixeira Junior, afirmou que o comprometimento e a união de forças do Porto de Itajaí, resulta na capacitação do Terminal, atendendo as solicitações das Comissões Estudais para que efetivamente o Porto tenha instalações seguras:

“É uma alegria muito grande encontrar a comunidade envolvida na segurança pública dos portos e terminais do Brasil, e certamente prestigia o Complexo Portuário de Itajaí como um todo. O fato desse curso ter sido realizado no passado e ter voltado, sendo que outros tantos estados se habilitaram para receber esse curso, mostra a força de Itajaí”, complementou.

“Somos extremamente favoráveis aos cursos essenciais, principalmente nessa questão da auditoria nos Portos, porque um porto certificado pela Cesportos é responsabilidade internacional. A responsabilidade que precisamos ter na questão da auditoria, é maior do que o poder de fiscalizar, porque vamos ser responsáveis pela certificação e regularidade do porto”, concluiu a Delegada Chefe da Polícia Federal de Itajaí, Luciana de Castro Ribeiro.

Conportos

Agregado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, a CONPORTOS, é uma Comissão Nacional que foi criada pelo Decreto n° 1.507 de 30 de maio 1995, alterado pelo Decreto nº 1.972 de 30 de julho de 1996 e substituído pelo Decreto n° 9.861, de 25 de junho de 2019.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES