Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 29 de junho de 2022

0

SANTOS REALIZA FÓRUM DE SEGURANÇA PORTUÁRIA

O objetivo foi trocar informações relacionadas ao setor de segurança portuária entre os SSP's e as Autoridades

Foi realizado em Santos, litoral de São Paulo, onde se encontra o maior porto do país, o 1º Fórum de Integração dos Supervisores de Segurança Portuária, organizado pelos Gerentes, Coordenadores e Supervisores de Segurança Portuários.

O evento, realizado na última sexta-feira (24), no auditório do prédio Praiamar Corporate, contou a participação de representantes da Santos Port Authority (SPA) - Autoridade Portuária do Porto de Santos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS), Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), Marinha do Brasil (MB), Polícia Federal (PF) e Receita Federal do Brasil (RFB).

O objetivo do evento foi reunir Supervisores de Segurança Portuária (SSP) de diferentes regiões do país, sobretudo do Complexo Portuário de Santos, com o propósito de trocar informações relacionadas ao setor de segurança portuária entre os SSP's e as Autoridades.

No período da manhã, após a solenidade de abertura, foram colocados em discussão os seguintes temas: a Atuação da Autoridade Portuária e Segurança Pública Perspectivas atuais, Desestatização e Segurança Pública Perspectivas e Supervisor de Segurança Portuária-Desafios atuais.

Os painéis tiveram como debatedores o Dr. Marcelo João, Delegado de Polícia Federal - Presidente da Conportos e Marcelo Ribeiro de Souza, Capitão de Mar e Guerra da reserva - Diretor de Operações da SPA, e como mediador, Ricardo Ferreira Jesus, Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo da Reserva, Membro dos Comitês de Segurança da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

No período da tarde foram realizadas várias palestras:

  • Análise de Risco e Segurança Pública Atuação da Polícia Federal e da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).
  • A importância dos Planos de Segurança dos Terminais estarem integrados com o Plano de Segurança da Autoridade Portuária - Wagner Pinheiro de Almeida, Superintendente da Guarda Portuária (GPort).
  • Cadastramento de pessoas e veículos para acesso em área pública Eduardo Domanski dos Santos, Coordenador de Informações da Unidade de Segurança do Porto de Paranaguá.
  • Monitoramento à Contra Bordo soluções aplicáveis tecnologias radares e câmeras térmicas - Fábio Antônio Lopez Carvalho, Gerente de Segurança Patrimonial da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), de Santos.
  • Barreiras eletrônicas e sua aplicabilidade em Terminais Portuários - Marco Antonio Veloso Roseira, Gerente de Segurança Patrimonial Portuária da empresa Santos Brasil, de Santos.
  • Fraudes no processo logístico de commodities - Edson Neves, Gestor de Security da empresa COFCO Internacional.

  • Atuação do Nepom - Edson Patrício do Nascimento, Delegado de Polícia Federal – Nepom.
  • Gerenciamento de riscos cibernéticos no Setor Portuário - Carlos Eduardo Pires de Albuquerque, Coordenador Titular da Cesportos /RJ.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.