Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA EM GREVE NO PARÁ

  Em nota oficial, sindicato denuncia casos graves de intimidação Os Guardas Portuários do estado do Pará, vinculados a Companhia Docas do...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 7 de julho de 2022

0

ITAGUAÍ SEDIA CURSO NACIONAL DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA - CESSP


Promovido pelo Conportos – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis evento é certificado pela ANP - Academia Nacional de Polícia

Na manhã da última segunda-feira (4), no Salão de Festas Cochicho, aconteceu a cerimônia de abertura do 21 º Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária (CESSP) com a presença de autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Marinha do Brasil (MB), Polícia Federal (PF) e Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Promovido pela Conportos – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis e certificado pela Academia Nacional de Polícia (ANP),  ambos os órgãos são ligados MJSP.

O curso é direcionado para empregados de instalações portuárias brasileiras que operam com comércio exterior e tem a função de capacitar profissionais das Companhias Docas e empresas operadoras portuárias para o combate à pirataria, contrabando, roubo de carga, ataques à mão armada, terrorismo, dentre outros.

Esta é a primeira vez que Itaguaí foi escolhido para sediar o curso, que é obrigatório, segundo a Resolução 53 da Conportos, para atender as medidas exigidas pela Organização Marítima Internacional (IMO), por meio do Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), cujo propósito reside no fortalecimento da segurança marítima e portuária mundial, visando prevenir e prover resposta às eminentes ameaças.

Para essa edição foram disponibilizadas 240 vagas destinadas aos profissionais de 19 estados brasileiros. Divididos em seis turmas, o curso tem encerramento previsto para o dia 15 desse mês.

O evento é apoiado pelos sindicatos de operadores Portuários do Município de Itaguaí – Sindopta – e do Estado do Rio de Janeiro – Sindoperj – CSN, Porto Sudeste, Sepetiba Tecon e Vale.

Fonte: Jornal Atual- Itaguaí


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.