Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

quinta-feira, 7 de julho de 2022

0

ITAGUAÍ SEDIA CURSO NACIONAL DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA - CESSP


Promovido pelo Conportos – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis evento é certificado pela ANP - Academia Nacional de Polícia

Na manhã da última segunda-feira (4), no Salão de Festas Cochicho, aconteceu a cerimônia de abertura do 21 º Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária (CESSP) com a presença de autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Marinha do Brasil (MB), Polícia Federal (PF) e Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Promovido pela Conportos – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis e certificado pela Academia Nacional de Polícia (ANP),  ambos os órgãos são ligados MJSP.

O curso é direcionado para empregados de instalações portuárias brasileiras que operam com comércio exterior e tem a função de capacitar profissionais das Companhias Docas e empresas operadoras portuárias para o combate à pirataria, contrabando, roubo de carga, ataques à mão armada, terrorismo, dentre outros.

Esta é a primeira vez que Itaguaí foi escolhido para sediar o curso, que é obrigatório, segundo a Resolução 53 da Conportos, para atender as medidas exigidas pela Organização Marítima Internacional (IMO), por meio do Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), cujo propósito reside no fortalecimento da segurança marítima e portuária mundial, visando prevenir e prover resposta às eminentes ameaças.

Para essa edição foram disponibilizadas 240 vagas destinadas aos profissionais de 19 estados brasileiros. Divididos em seis turmas, o curso tem encerramento previsto para o dia 15 desse mês.

O evento é apoiado pelos sindicatos de operadores Portuários do Município de Itaguaí – Sindopta – e do Estado do Rio de Janeiro – Sindoperj – CSN, Porto Sudeste, Sepetiba Tecon e Vale.

Fonte: Jornal Atual- Itaguaí


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES