Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

0

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES


Operação Descontaminação II decorre de apreensões de drogas no no Porto de Salvador no Brasil e no Porto de Rotterdam, na Holanda

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã da terça-feira (20/9), a Operação Descontaminação II, que investiga organização criminosa envolvida no tráfico internacional de entorpecentes, através do modal marítimo, com utilização de contêineres armazenados no Porto de Salvador, e que teria destino portos da Europa.

A organização atuava cooptando funcionários que atuavam no porto para esses acessarem o Terminal de Contêineres (TECON), sob a justificativa de prestar algum tipo de serviço. Após acessar essa área transportando sacolas contendo grandes quantidades de cocaína escondidas no fundo de veículos de empresas terceirizadas, os investigados quebravam o lacre de determinado contêiner previamente escolhido pelos criminosos, colocavam as sacolas contendo cocaína e fechavam com lacre clonado.

A primeira fase da operação foi deflagrada em abril deste ano. Na época, oito pessoas foram presas no estado baiano e também em São Paulo.

SAIBA MAIS: MPF DENUNCIA 18 PESSOAS POR ENVIAREM COCAÍNA DE SALVADOR PARA EUROPA

Durante as investigações, foram apreendidos o total de 3.591 kg de cocaína, sendo 3.333 kg no Porto de Salvador e 258 kg no Porto de Rotterdam, na Holanda.

Uma das apreensões ocorreu em setembro de 2021, quando um funcionário do Tecon e dois funcionários de empresas terceirizadas foram presos em flagrante por policiais federais no momento em que colocavam 165 kg de cocaína em um contêiner que teria como destino a Europa. 

SAIBA MAIS: AÇÃO CONJUNTA ENTRE POLÍCIA FEDERAL E GUARDA PORTUÁRIA APREENDE 165 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SALVADOR

Após a deflagração da primeira fase e com a análise do material aprendido, ficou demonstrado a participação de outros envolvidos que foram alvos dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva cumpridos na presente data.

Na ação, policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em Salvador, nos bairros da Liberdade e do Pau Miúdo, onde duas pessoas foram presas, e em Buraquinho, na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana da capital do estado e na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes e organização criminosa.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES