Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sábado, 26 de novembro de 2022

0

SIMULADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO MOBILIZA ARRENDATÁRIOS E OPERADORES PORTUÁRIOS

 

O exercício simulou o derramamento de óleo combustível devido a uma colisão com o cais, com a ruptura do tanque do navio

O Porto do Rio de Janeiro realizou no dia 17/11 o Exercício de Planejamento e Mobilização de Equipamentos do Plano de Emergência Individual (PEI). O simulado foi coordenado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com os arrendatários e operadores portuários, com a participação do grupo Bravante-Hidroclean, responsável pelo Centro de Atendimentos a Emergências (CAE) do porto. 

A superintendente de Sustentabilidade do Negócio da CDRJ, Gabriela Campagna, informou que “para o simulado, os arrendatários e operadores escolheram a hipótese de derramamento de óleo combustível para que fossem treinados a atender a emergências de um acidente ambiental de grande monta”. 

No exercício, foi abordado o cenário II do PEI da Autoridade Portuária, com a hipótese acidental #8. O gerente de Meio Ambiente, William Lobosco, descreveu o cenário hipotético: “No armazém 18 do Porto do Rio de Janeiro, durante manobra de atracação do navio CBO Cabrália com auxílio de rebocadores, devido a uma colisão com o cais, houve ruptura do costado e do tanque do navio, causando o vazamento instantâneo de até 400 m³ de óleo combustível MF-380 para o mar”.

Segundo a gerente de Riscos de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), “estiveram presentes no exercício os coordenadores das Ações de Resposta da Autoridade Portuária e das seguintes empresas: Triunfo Logística, MultiRio, Pier Mauá, ICTSI-Rio, Ultracargo/Tequimar, Iconic, Refit, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ) e Pennant”. Também participou do simulado a equipe técnica de Atendimento a Emergências Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (CEAM/INEA).

PEI

O PEI é um documento que contém as informações relativas às ações em casos de emergência de acidentes ambientais e descreve os procedimentos de resposta da instalação (portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares) a um incidente de poluição por óleo, em águas sob jurisdição nacional, decorrente de suas atividades.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES