Ferramenta
digital também valerá para o Porto de São Sebastião
Os terminais
localizados nos portos de Santos e São Sebastião terão à disposição em 2023 um
aplicativo que facilitará a troca de informações no momento em que aconteçam
ocorrências envolvendo segurança portuária.
Apresentada para
representantes dos setores envolvidos no auditório do Posto Avançado da Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em Santos, no Centro, a nova
ferramenta tem como objetivo integrar e agilizar a comunicação entre terminais
e autoridades, acelerando as ações conjuntas e minimizando possíveis
desencontros de informações.
A plataforma foi
desenvolvida em três meses e não houve custo público ou privado. A ideia é que
o aplicativo esteja rodando de forma plena a partir da segunda quinzena de
janeiro, tempo suficiente para que haja o cadastro de todas as pessoas autorizadas
a alimentá-lo com dados. Além dos terminais, Polícia Militar (CPI-6), Corpo de
Bombeiros, GBMar e Guarda Portuária (GPort) também terão acesso à tecnologia.
“Já fizemos
testes em seis ou sete terminais. Saturamos o aplicativo com ocorrências para
ver como se comportava e foi muito bem”, afirma Daniel Alves dos Santos,
subgerente da gerência regional de São Paulo da Antaq e coordenador da Comissão
Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos
e São Sebastião (Cepai/SP).
Como funciona
O modo de
preenchimento das ocorrências no aplicativo é muito simples - e pode ser feito tanto
pelo computador convencional quanto pelo celular. Quem esteve na apresentação
foi convidado a fazer o cadastro e postar algo para testar o sistema.
É possível
colocar a data, o tipo e a gravidade do ocorrido, além da quantidade de
vítimas. No fim, há um espaço para se escrever um resumo da ocorrência, que
pode ser ilustrado por até três fotos. Qualquer informação pode ser alterada em
até 24 horas.
“A ideia está
pronta e em condições de ser executada. Ela está operando em modo experimental na
mão da WA (Sistemas e Aplicativos, responsável pela criação e desenvolvimento).
Agora só precisa fazer essa migração para a Antaq e isso ser disseminado entre
os terminais”, explica Daniel. “É uma ideia que vai se espalhar pelo Brasil”,
emenda.
Comunicação rápida: um diferencial
A comunicação
rápida e a informação para ser usada em prol de novas iniciativas foram aspectos
do aplicativo muito valorizados pelos representantes dos terminais portuários.
Gerente de
Sustentabilidade, Infraestrutura e Segurança do Ecoporto Santos, Gabriel Jordão
ressaltou a uniformidade e a credibilidade dos dados divulgados.
“Com o tempo,
isso também vai fazer com que a gente comece a entender quais são os principais
gargalos do Porto em termos de acidentes e possamos começar a trabalhar propostas
consolidadas entre todos para termos mais segurança em nossas operações”,
afirma.
Gerente de Saúde,
Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da BTP, Renato Ferreira da Silva observou
a respeito de como a plataforma irá evitar ruídos de comunicação sobre
quaisquer ocorrências.
“Como é bastante
ágil e fácil o preenchimento dos dados, não há como dar informações redundantes
e, uma vez que ela é canalizada por um caminho, você evita problemas, ao se
dizer que houve uma situação e, na verdade, é outra. Todo mundo tem acesso ao
mesmo tempo às informações. E a comunicação está sendo feita de dentro”,
explica.
Fonte: Jornal A Tribuna
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