Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 31 de março de 2023

0

RECEITA FEDERAL EM MANAUS RETÉM 36 CONTÊINERES COM MIL TONELADAS DE MINÉRIO SUSPEITO

 

A carga era proveniente de Rondônia e tinha a Europa como destino

O Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (Serep) realizou, durante o período de 17 a 24 de março, operações em terminal portuário alfandegado em Manaus, que resultaram na retenção 36 contêineres contendo mil toneladas de minérios suspeitos de ter sido extraído de reservas indígenas.

Durante procedimentos de análise de risco a equipe do Serep identificou carga de minério (titânio) suspeita, proveniente de Rondônia e destinada à Europa, acondicionada em 36 contêineres, pesando mil toneladas, com o valor declarado de R$ 1,5 milhão.

A suspeita surgiu após exame documental da exportação, que apresentava algumas inconsistências e diversas informações que indicaram a necessidade de se realizar a verificação física da carga.

As desconfianças da fiscalização aumentaram com as ações de verificação física, realizadas nos 36 contêineres. Além das questões suspeitas na documentação, o Serep passou a questionar se o minério declarado era o mesmo que estava nos contêineres, pois na análise preliminar do que foi encontrado é de que seja cassiterita, com o valor aproximado de R$ 65 milhões.

Caso as suspeitas do Serep se confirmem, estaremos diante dos crimes de exportação irregular e crime ambiental, pois a cassiterita pode ter sido extraída de alguma reserva indígena (Yanomamis). Para comprovar qual o minério que se encontra nos contêineres a Receita Federal do Brasil (RFB) já solicitou a perícia da Polícia Federal (PF) e aguarda o resultado para prosseguir com as ações devidas ao caso.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.