Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 28 de abril de 2023

0

POLICIA ITALIANA APREENDE 850 KG DE COCAÍNA A BORDO DE GRANELEIRO PROVENIENTE DO BRASIL

 

O navio "Atlas", com bandeira da Libéria, zarpou do Porto de Santos em 23 de março, e chegou a Veneza, no nordeste da Itália, em 17 de abril

Após as informações recebidas de órgãos internacionais através da Direção Central de Serviços Antidrogas do Departamento de Segurança do Ministério do Interior, a Guardia di Finanza de Veneza, juntamente com o Departamento de Operações Aeronáuticas local GdF, procedeu à apreensão de grande quantidade de entorpecentes escondida a bordo do graneleiro de bandeira liberiana Atlas, proveniente do Brasil com destino a Veneza.,

A droga, 850 kg de cocaína divididos em 570 tabletes, estava escondida dentro dos dutos de ventilação que ligam os diversos setores do navio. O casco externo do graneleiro foi posteriormente inspecionado, quando o navio estava fundeado, graças a repetidos mergulhos de mergulhadores da estação naval local da Guardia di Finanza de Veneza, apoiada pela da cidade de Rimini.

Apreensão

Segundo apurou-se, a fiscalização ao navio – um graneleiro com uma tripulação de cerca de vinte marinheiros – teria sido efetuada com base num relatório do Comando-Geral do Gdf.

Em Veneza, segundo a Guardia di Finanza, a invasão supostamente ocorreu em duas fases, uma primeira apreensão de cerca de meia tonelada de cocaína ocorreu na data de terça-feira (18/04). Em seguida, uma nova vistoria realizada na quarta-feira (19/04), levou à descoberta de outros 350 kg da mesma substância. O navio mercante atracou no dia 20 de abril, no Porto de Marghera, altura em que os homens do Gdf puderam concluir a investigação.

Companhia Marítima

A companhia marítima grega Laskaridis Shipping negou, na sexta-feira (21), qualquer envolvimento no transporte de 850 kg de cocaína apreendidos na Itália a bordo de um de seus graneleiros que havia zarpado do Brasil.

"Nem a tripulação, nem a companhia estão envolvidos" no transporte da cocaína encontrada no navio "Atlas", no Porto de Veneza, afirmou a empresa em comunicado.

"A sociedade Laskaridis Shipping, administradora comercial do graneleiro 'Atlas', está colaborando com as autoridades [italianas] na investigação", acrescentou.

O navio "Atlas", com bandeira da Libéria, zarpou do Porto de Santos em 23 de março, e chegou a Veneza, no nordeste da Itália, em 17 de abril.

“A droga, avaliada em 150 milhões de euros (cerca de R$ 830 milhões), estava escondida na tubulação do navio, "aproximadamente 11 metros sob a linha de flutuação [...], em uma parte inacessível do interior [da embarcação], os quais apenas mergulhadores conseguem ter acesso, detalhou a Laskaridis Shipping”.

Máfia Calabresa

O tráfico de drogas na Europa é controlado, em boa parte, pela máfia calabresa 'Ndrangheta, que compartilha o mercado com outras organizações criminosas em função de sua localização geográfica ou suas especialidades (logística, segurança, lavagem de dinheiro).

Segundo a Europol, a agência de cooperação policial da União Europeia, o comércio varejista de cocaína, que procede amplamente de países latino-americanos, representa atualmente um mercado de 7,6 a 10,5 bilhões de euros (entre 42 e 58 bilhões de reais) na Europa.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES