Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 2 de maio de 2023

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 64 CONTÊINERES COM 2,5 TONELADAS DE MINÉRIO SUSPEITO NO PORTO DE MANAUS

 

Carga tinha como destino à China

A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu 64 contêineres com 2,5 toneladas de minério suspeito no Porto de Manaus. A apreensão foi feita durante uma operação de rotina que terminou na quinta-feira, 20 de abril. A carga tinha como destino à China.

A ação foi comandada pelo Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega (SEREP) e, segundo o órgão, há suspeitas de que o minério tenha sido extraído ilegalmente da Amazônia.

A carga foi originalmente identificada como Ilmenita, mas, de acordo com a Receita, somente após perícia é que a fiscalização terá a certeza de que material se trata.

Na apreensão realizada os exportadores não conseguiram comprovar a regular aquisição das cargas. Os documentos apresentados à fiscalização, como outorga de lavra garimpeira, nota fiscal de compra e conhecimento de transporte, não eram condizentes com a natureza dos produtos e com a operação logística que estava sendo feita.

Caso seja confirmado que a carga foi extraída ilegalmente, os responsáveis podem responder por crimes de usurpação de bem público, extração de recursos minerais sem a permissão legal, tentativa de contrabando, e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem chegar até 15 anos de reclusão.

2ª apreensão

No final do mês de março, a RFB apreendeu 36 contêineres com mil toneladas de minérios também no Porto de Manaus.

Com esta apreensão já são 100 contêineres retidos em Manaus, totalizando mais de 4 mil toneladas de minério que podem ter sido extraídos de áreas proibidas ou não autorizadas, como reservas indígenas, áreas de proteção ambiental e terras de propriedade da União.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES