Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 13 de abril de 2023

0

PORTO DE SANTOS EXECUTA SIMULADO DE ATENDIMENTO A ACIDENTE

A ação durou aproximadamente uma hora e envolveu 150 pessoas – Foto: Alexsander Ferraz/AT

O objetivo foi treinar e preparar os integrantes das equipes de emergência para casos de ocorrência real

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela Santos Port Authority – SPA (Ex-CODESP), empresa pública que administra o porto, promoveu às 10h do dia 30 de março, um exercício simulado de atendimento a acidente. O objetivo foi treinar e preparar os integrantes das equipes de emergência para casos de ocorrência real, avaliar a eficiência do uso de recursos e tempo de resposta, bem como verificar necessidades de melhorias.

O treinamento foi realizado na chamada Área 5, próxima ao Armazém 32, em um terminal de celulose no Cais de Outeirinhos, margem direita do porto.

No exercício foi criado um cenário onde um caminhão perde o controle, atropela um trabalhador e colide contra um terminal, provocando incêndio em carga de celulose, com três vítimas. Para completar, as equipes precisaram lidar com um possível vazamento de combustível no canal de navegação.

Para o atendimento, foram chamados o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndio da Guarda Portuária (GPort) e membros do PAM da região.

O simulado serviu para que as equipes conhecessem as rotas de acesso e verificação do tempo de atendimento. Para isso, houve ação da Guarda Portuária na Avenida Sérgio da Costa Matte (via perimetral).

Simulado envolve 150 pessoas

Além de técnicos da Autoridade Portuária, participaram da ação profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Santos, Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos (Ogmo-Santos), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e brigadistas das empresas arrendatárias. A ação durou aproximadamente uma hora.

Exercícios Simulados

Os exercícios simulados ocorrem regularmente e permitem a promoção de orientações a importantes atores envolvidos no processo, como colaboradores da SPA, prestadores de serviço, terminais e operadores portuários, além de usuários do porto. Traz conhecimento para agilidade e eficiência na mobilização de recursos e identificação de melhorias que serão implementadas para os próximos exercícios e, consequentemente, nos atendimentos futuros.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da SPA, Ernesto Henriques Da Costa Junior, o local escolhido para a realização do primeiro simulado do ano deve-se à expansão de terminais que operam celulose no Porto de Santos.

“É o simulado da Área 5, onde estão localizados os terminais de movimentação de celulose. Essa é uma carga que está sendo muito operada no Porto de Santos.

 “Realizamos um treinamento no cais para apagar o incêndio e o socorro às vítimas e, também, foi acionado o nosso Plano de Emergência Individual (PEI) da Autoridade Portuária, que está fazendo a varredura do canal em busca de possíveis manchas de óleo que, eventualmente, tenham vazado para o mar”.

O engenheiro acrescentou que a equipe do PEI utilizou ainda a bomba de captação de água salgada. “Dessa forma, se toda a água doce for consumida durante o combate ao incêndio, não faltará recursos para combate uma vez que nós temos bomba de maré disponível”.

Integração

Ele destacou que, fora a própria brigada da Guarda Portuária, por meio do PAM, foram chamadas as brigadas de vários terminais que trabalham com celulose e granéis sólidos, no corredor de exportação, assim como “Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Ogmo - Santos e outras entidades que estão aqui representadas como, por exemplo, a Prefeitura de Santos”.

O coordenador geral do PAM do Porto de Santos, Evandro Lourenço, disse que “o simulado é só uma ponta do trabalho que nós temos feito ao longo dos anos. A função principal é capacitar os brigadistas dos terminais portuários para que, numa situação de emergência, possam apoiar o Corpo de Bombeiros em situações de grande emergência, como já aconteceu no passado”.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.