Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 8 de maio de 2023

0

NAVIO EM TERMINAL NO PORTO DE SANTOS TEM VAZAMENTO DE 200 LITROS E MOBILIZA AUTORIDADES

 

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), há a estimativa de que cerca de 200 litros do produto tenham vazado

O acidente ocorreu no terminal da Copersucar. A Cetesb informou que, na segunda (1º), ocorreu uma falha durante o fornecimento de óleo da barcaça que abastece os navios.

Os técnicos da companhia orientaram os trabalhos de contenção do óleo e realizaram uma avaliação geral. A Autoridade Portuária de Santos (APS) também monitorou o ocorrido.

Ainda não há conhecimento sobre eventuais danos ambientais provocados pelo vazamento, que ocorreu durante o abastecimento do navio Pride. Imagens obtidas por A Tribuna mostram a movimentação das embarcações em torno do navio.

Combustível de navio

A APS informou em nota que o vazamento ocorreu por volta de 12h45 da segunda-feira (1º), e que na manhã foi realizada vistoria ao longo do estuário, juntamente com a Cetesb. As duas autoridades seguiram acompanhando a ocorrência na área.

A autoridade portuária explicou que o óleo vazado trata-se do tipo bunker, usado como combustível para os navios. A embarcação estava atracada no cais dos armazéns 20 e 21, no bairro Paquetá, margem direita do Porto de Santos. O óleo segue sendo removido pelas autoridades.

"Imediatamente, a empresa responsável pelo abastecimento providenciou o reforço da contenção por meio da colocação de cercos preventivos e barreiras absorventes", disse a APS.

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) disse que uma equipe de peritos foi até o local para verificar os fatos que geraram o incidente. A Marinha confirmou que cerca de 200 litros de óleo caíram no mar, mas ficaram contidos na barreira de proteção, sendo recolhidos posteriormente sem maiores danos.

Também foi instaurado inquérito pela CPSP para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo acidente. Denúncias e emergências náuticas podem ser comunicadas pelo telefone 185.

Em nota, a Copersucar esclarece que a responsabilidade pela contingência é exclusiva da empresa que faz o abastecimento da embarcação e do armador, não tendo qualquer relação direta com o ocorrido, não sendo para qualquer efeito parte contratante ou contratada nessa operação de recarga de combustível, que acontece em área pública.

Fonte: Jornal A Tribuna


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.