Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 23 de maio de 2023

0

VIGILÂNCIA ADUANEIRA DA ESPANHA APREENDE BARCO PESQUEIRO BRASILEIRO COM 1.500 KG DE COCAÍNA

 

A tripulação, composta por seis pessoas, sendo cinco brasileiros, incluindo o seu capitão, e um venezuelano, foi detida pela polícia

A Vigilância Aduaneira, numa operação conjunta com a Polícia Nacional e a Guarda Civil, apreendeu um barco pesqueiro, de bandeira brasileira, a cerca de 150 milhas a sul das Ilhas Canárias. A embarcação, chamada Efésios 5-20, transportava 1,5 tonelada de cocaína escondida em um compartimento secreto na sala de máquinas.

A embarcação foi levado pelas autoridades o Porto de Las Palmas, também conhecido como Porto de La Luz, especificamente no cais de Sanapú. A tripulação, composta por seis pessoas, sendo cinco brasileiros, incluindo o seu capitão, e um venezuelano, foi detida pela polícia.

Abordagem

Os agentes embarcaram a bordo da lancha patrulha Condor e quando se encontravam a cerca de 150 milhas do Arquipélago procederam à sua abordagem em uma lancha enviada da lancha patrulha.

O Efésios 5-20 chamou a atenção das autoridades por estar muito próximo das ilhas espanholas, localizadas na costa noroeste da África.

O nome Efésios 5-20 faz referência a uma passagem bíblica do Apóstolo Paulo, onde ele louva e agradece a Deus. Segundo a polícia, é comum que embarcações transportando drogas da América Latina transfiram suas cargas para outros navios no meio do oceano Atlântico, facilitando a chegada ao mercado europeu.

A operação foi resultado da colaboração internacional através do Centro de Análise contra o Tráfico Marítimo de Drogas no Atlântico (MAOC), foi coordenada pelo Centro de Informações sobre Terrorismo e Crime Organizado (CITCO).

5ª Apreensão

Este é a quinta grande apreensão de cocaína que as forças de segurança espanholas capturaram até agora em 2023 nas águas do Atlântico localizadas nas Ilhas Canárias.

Sem contar os cerca de 1.000 kg apreendidos desta vez, o saldo de cocaína apreendido até agora nestas operações é de 12,6 toneladas: 4.500 kg a bordo do mercante Blume, 2.500 kg no veleiro Mambo, 4.500 kg na embarcação de transporte de gado Orion e os 1.139 kg em dois veleiros, com um total de 51 detidos, informou a Efe.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.