Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 22 de maio de 2023

0

PF REALIZA OPERAÇÃO CONTRA ORCRIM ATUANTE NO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

 

Os traficantes carregavam a droga no Paraguai. Essa cocaína era enviada para Europa via Porto de Santos, Paranaguá e portos de Santa Catarina

A Polícia Federal (PF) deflagrou mais uma operação que visa desarticular organização criminosa (Orcrim) responsável pela introdução de toneladas de entorpecentes em território nacional, e pela prática de lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas.

Batizada de “Operação Helix”, ela foi realizada no dia 11 de maio, onde foram cumpridos 10 mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Além disso, foram deferidos o sequestro de diversos bens móveis, como automóveis e helicópteros, e de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os 30 milhões de reais, além do bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

Cooperação

A operação também contou com cooperação jurídica e policial do Paraguai, com o auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país.

Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados, que se encontra no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público Paraguaio.

Helicópteros Apreendidos

A PF apreendeu dois helicópteros que eram usados pela quadrilha acusada de tráfico internacional de drogas. A apreensão aconteceu em Ribeirão Preto - SP, em um hangar da cidade.

Outro helicóptero foi apreendido em Paraguaçu Paulista, em cumprimento de mandado em oficina de aeronaves e empresa de táxi aéreo, no centro-oeste paulista. Também foram cumpridos mandados em Quatá e Echaporã (SP).

Em Quatá as buscas foram feitas em três endereços ligados a Ismael Birkner dos Santos, que morreu após a queda de um helicóptero que transportava drogas no Paraguai, perto da fronteira com o Brasil, em fevereiro deste ano.

 Jovem que morreu após helicóptero cair  — Foto: Arquivo pessoal e Facebook /Reprodução

Veículos de Luxo

Segundo a PF veículos de luxo foram apreendidos em Ribeirão Preto (SP). Um carro avaliado em R$ 500 mil foi apreendido dentro do hangar do Aeroporto Leite Lopes, além de dois automóveis e uma motocicleta em um condomínio de casas no Jardim Nova Aliança Sul.

Dois veículos também foram apreendidos em Quatá. Os carros foram encontrados em endereços ligados a Ismael Birkner dos Santos. Eles foram levados para o depósito da PF em Marília.

Investigação

Segundo o delegado da PF de Londrina (PR), responsável pela operação, Daniel Martarelli da Costa, os traficantes faziam o carregamento da droga em uma fazenda no Paraguai, região de fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Na sequência, essa cocaína era enviada para São Paulo e Europa. "Via Porto de Santos (São Paulo), Paranaguá (Paraná) e portos de Santa Catarina", pontua Martarelli.

Em dois anos foram apreendidos 2.750kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai.

Pecuarista de Ponta Porã

Segundo o Diário de Campo Grande, a mansão do pecuarista Antônio Joaquim da Mota, no Centro de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, voltou a ser alvo da PF.

A viatura estacionada em frente ao imóvel na Avenida Brasil repete cena de 19 de novembro de 2019, quando ele foi preso na “Operação Patrón”, etapa da Lava Jato que mirou Dario Messer, o “doleiro dos doleiros”.

Piloto preso no Espírito Santo

No Espírito Santo, um homem foi preso suspeito de ser um dos pilotos da quadrilha. Ele é apontado como responsável por transportar cocaína de helicóptero.

Presos o Paraná

No Paraná, duas pessoas foram presas em Maringá. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em residências na Av. Prudente de Morais e Av. Gastão Vidigal, conforme a polícia.

Em Nova América da Colina, no norte pioneiro, um suspeito foi preso após quebrar um celular no chão, que pegou fogo, conforme a PF.

São Paulo

Em São Paulo, quatro pessoas foram presas.

Nome da Operação

O nome é alusivo ao modo de agir da organização criminosa, que utilizava helicópteros para a introdução da droga em território nacional.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.