Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 5 de junho de 2023

0

OPERAÇÃO CONJUNTA APREENDE 251 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS

 

Receita Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil e Polícia Militar do Estado de São Paulo participaram da ação

A Polícia Federal (PF), a Receita Federal do Brasil (RFB), o Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste da Marinha do Brasil (MB) e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPAmb) realizaram nos dias 27 e 28 de maio, uma operação no Porto de Santos, que resultou na apreensão de 251 kg de cocaína.

Um helicóptero do Centro Nacional de Operações Aéreas da Receita Federal do Brasil (Ceoar), sobrevoou e filmou o alvo na noite de sábado (27) e manhã de domingo, na área de fundeio, antes da abordagem dos agentes.


Com a movimentação suspeita registrada pela câmera acoplada na aeronave, que filma no escuro, e com as informações coletadas ao longo da investigação, houve fortes indícios de que os traficantes tivessem escondido a droga no compartimento do navio denominado sea chest, que fica no casco da embarcação, abaixo da linha d'água e é utilizado para coleta de água do mar para suprir os sistemas de refrigeração da embarcação.

Diante disso foi necessária a ampliação das equipes envolvidas, com a participação do Policiamento Ambiental, uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste da Marinha do Brasil na inspeção de navio carregado com enxofre.

O mergulho para a inspeção mais detalhada ocorreu no domingo e foi concluído com a retirada de centenas de tabletes, totalizando 251 kg de cocaína, embalada em fardos.

A substância apreendida foi submetida à perícia e as investigações seguirão mediante inquérito policial instaurado pela Delegacia da PF em Santos.

Apoio de helicóptero com 'visão noturna'

Para dar suporte à ação em terra e mar, o Ceoar forneceu suporte aéreo através de um helicóptero, que realizou voos de reconhecimento sobre o navio.

O uso eficaz da tecnologia desempenhou um papel fundamental na operação. A câmera acoplada ao helicóptero, que tem a capacidade de filmar no escuro, registrou movimentação suspeita no navio. Essas imagens, combinadas com informações coletadas ao longo da investigação, que indicavam fortes evidências de que a droga estaria escondida no navio, motivaram a ação das equipes.

Segundo o Auditor Fiscal da RFB e piloto da aeronave, Paulo Cesar Koenow, o helicóptero é utilizado para o planejamento das ações da RFB e para o apoio das operações. É feito o levantamento dos alvos que vão ser fiscalizados e durante as operações é feito o acompanhamento das equipes que estão em lanchas ou viaturas utilizadas para a abordagem.

A aeronave, um Airbus, modelo EC 135, é equipada com uma câmera de última geração, de longo alcance e que capta imagens óticas normais e também infravermelhas. 

O helicóptero está em Santos a cerca de 15 dias, para uma operação planejada, baseada em dados de inteligência da Polícia Federal no Porto de Santos, disse Koenow.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.