Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

OPERAÇÃO CONJUNTA DA GUARDA PORTUÁRIA E POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM APONTADO COMO INTEGRANTE DO COMANDO VERMELHO

  Ele tinha um mandado de prisão preventiva pelo crime de associação para o tráfico de drogas Na noite da sexta-feira (26/01), a Guarda Po...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

0

AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO DO RIO DE JANEIRO REFORÇA SEGURANÇA COM AVANÇADA TECNOLOGIA

 

O software de segurança integra o monitoramento de imagens por câmeras, o controle de acesso por reconhecimento facial e a leitura de placas

A empresa pública PortosRio, Autoridade Portuária que administra o Porto do Rio de Janeiro, anunciou a implementação de um novo software de segurança que integra, em uma única ferramenta, o monitoramento de imagens por câmeras, o controle de acesso por reconhecimento facial e a leitura de placas por meio de câmeras LPR.

A tecnologia foi apresentada na última no dia 17 de janeiro, no Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro e foi projetada para fortalecer ainda mais o monitoramento e o controle de acesso ao porto. Os investimentos na ordem de R$ 3 milhões, por parte da Autoridade Portuária, evidenciam o compromisso da empresa com a segurança portuária, a modernização da infraestrutura e a eficiência operacional.

Nessa modernização, as mais de 200 câmeras que monitoram tanto a área terrestre quanto a malha aquaviária do Porto do Rio de Janeiro, foram substituídas por modelos com Inteligência Artificial, embarcada, com 4k de resolução, zoom ótico de 45X e com capacidade termal para captura de imagens precisas durante a noite. Destaca-se ainda, a mudança na tecnologia de acesso ao porto com a transição da autenticação por biometria digital para o reconhecimento facial, com a utilização de leitores que possuem sistema anti-fake, minimizando o risco de fraudes.

O superintendente de Tecnologia da Informação da PortosRio, Carlos Cerveira, esclareceu que devido ao fato do software integrar, em um único sistema, o monitoramento de imagens e o controle de acesso, facilita muito a administração e a gerência da solução. Além disso, permite com facilidade a configuração de eventos pré-definidos, associando as informações oriundas das imagens com possíveis tentativas de acesso, o que possibilita gerar alarmes antecipados para os operadores e, consequentemente, permitir a tomada de decisões de forma rápida e eficiente.

Cerveira ressaltou ainda que a implementação se encontra em fase de ajustes finos nas configurações do software para atender às necessidades operacionais das Superintendências de Gestão Portuária e da Guarda Portuária, com planos futuros de expansão para outros setores da companhia, incluindo Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. No momento, está sendo testado também o uso de drones equipados com câmeras de alta resolução que complementarão as imagens oriundas das câmeras já instaladas, permitindo o monitoramento das imagens coletadas no vôo em tempo real, diretamente no CCCSP, pelos decisores.

Com esses recentes investimentos em tecnologia de segurança, o Porto do Rio de Janeiro fortalece seu controle sobre todas as áreas do porto organizado, seja na detecção de intrusos e tentativas não autorizadas de entrada ou mesmo no caso de operários sem equipamento de proteção individual (EPI) ou veículos transitando em velocidades não permitidas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.