Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 2 de abril de 2024

0

CÂMERAS DO PORTO DE SANTOS E DA PREFEITURA PASSAM A SER COMPARTILHADAS


A Guarda Portuária contará com imagens de 42 câmeras da Prefeitura

Desde o dia 22 de março as imagens das câmeras de monitoramento da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Prefeitura Municipal de Santos (PMS) passaram a ser compartilhadas.

A Guarda Portuária (GPort) contará com imagens de 42 câmeras da Prefeitura, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que estão instaladas na região portuária e área urbana do Município e a Prefeitura com as imagens de 46 câmeras da APS, operadas pelo Centro de Controle e Comunicação - CCCOM da Guarda Portuária instaladas em áreas públicas do Porto de Santos (Avenida Perimetral e entornos, não incluindo terminais privados).

Com essa parceria, 14 guardas portuários vão atuar no CCO da Prefeitura de Santos, que opera no Paço Municipal, em esquema de revezamento (todos os dias, 24 horas). Haverá sempre a presença de pelo menos um no equipamento. A medida vai contribuir para ampliar a segurança nas áreas internas e próximas ao Porto de Santos, além de colaborar na gestão do tráfego de veículos, auxiliando os órgãos para a tomada de decisões estratégicas e elaboração de medidas conjuntas.

Para o prefeito Rogério Santos, “este termo de colaboração técnica, permitindo o compartilhamento de câmeras da Autoridade Portuária de Santos e da Prefeitura de Santos em tempo real é de extrema importância. Sempre teremos a presença de um guarda portuário aqui. Esta integração entre Porto e Cidade já existe, temos vários projetos em comum, como agora o Porto Valongo. A questão da segurança é muito importante para a Cidade e também para a Autoridade Portuária”.

“A troca de informações com a Guarda Portuária é tradicional da nossa cidade e agora avança com o compartilhamento das imagens, em tempo real, aqui do Centro de Controle Operacional, das câmeras de segurança”, acrescentou o chefe do Executivo.

Beto Mendes, diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), afirmou que a parceria com a Prefeitura é de extrema importância. “A Autoridade Portuária de Santos está contribuindo com 46 câmeras em lugares estratégicos para que, com a coordenação da Prefeitura de Santos e o trabalho das polícias, da CET-Santos, e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), possamos trabalhar com um objetivo comum, que é o melhor atendimento à população de Santos”.

O secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, ressaltou que ter imagens cedidas pela Autoridade Portuária de Santos é importante para a Prefeitura, “porque passa a nos permitir a visualização de pontos estratégicos. É importante ressaltar que, em termos de investimento, tanto a Prefeitura quanto a Autoridade Portuária já tinham investido em sistemas de monitoramento por câmeras. Hoje, celebramos o compartilhamento recíproco das imagens”.

CCO conta com imagens de mais de 1,7 mil câmeras

Inaugurado em 11 de setembro de 2020, o avançado Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Santos, promove a integração dos serviços públicos e forças de segurança da Cidade, visando maior eficiência das equipes em atividades diárias e situações de emergência, como acidentes de trânsito, alagamentos e ocorrências policiais. O equipamento contabilizou, em três anos e meio de operação, mais de 270 mil ocorrências (média de 6.400/mês) relacionadas a monitoramento urbano e atendimento ao cidadão.

O CCO está instalado no embasamento do Palácio José Bonifácio (Paço Municipal, no Centro Histórico), após processo iniciado em 2015 com a busca de financiamento, recebendo investimentos de R$ 40 milhões na obra, mobiliário, equipamentos e avançados sistemas. Integra atualmente 1.736 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, monitoradas todos os dias (24 horas) em tempo real.

A unidade conta com o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu e Polícia Militar, além de apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).

Tecnologia

No CCO de Santos, muitos recursos tecnológicos estão em operação, como o sistema IVA (análise de vídeo inteligente), que permite verificar automaticamente pessoas em locais e horários que não são permitidos, ajudando principalmente a evitar invasões de escolas e unidades de saúde. Nos principais acessos à Cidade e a avenidas de maior fluxo, há câmeras dotadas com o sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres, tradução da sigla em inglês), que permite a leitura de placas de veículos.

As imagens captadas são repassadas em tempo real ao sistema Muralha Paulista, utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, e à plataforma Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Todas as imagens gravadas pelas câmeras ficam armazenadas por um período de cerca de 30 dias, podendo ser utilizadas para investigações de ocorrências da Guarda Municipal e atendimento de solicitações das polícias Civil e Federal e do Poder Judiciário. Por mês, de 15 a 30 pedidos de imagens são feitos por essas instituições, as quais são aceitas pela Justiça porque possuem marcas d’água que impedem adulterações.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.