Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 28 de junho de 2024

0

RECEITA FEDERAL APREENDE CERCA DE 2.500 TONELADAS DE MINÉRIO DE MANGANÊS NO PORTO DE VILA DO CONDE


Minério apreendido foi avaliado em aproximadamente R$ 1.8 milhão

A Receita Federal do Brasil (RFB), em colaboração com a gerência regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) e com a Polícia Federal (PF), apreendeu no dia 18 de junho, cerca de 2.500 toneladas de minério de manganês no Porto de Vila do Conde (PVC), em Barcarena, no Pará.

O minério foi interceptado durante uma ação conjunta entre a Seção do Despacho Aduaneiro da Alfândega de Belém (Sadad) e a Inspetoria da Receita Federal em Barcarena (IRF/BCA).

O trabalho de investigação e inteligência fiscal, conduzido ao longo dos meses de abril e maio, resultou na autuação de cinco empresas envolvidas na irregularidade, culminando na retenção e perdimento do minério, avaliado em aproximadamente R$ 1.8 milhão. As cargas, destinadas a países como China, Índia e Colômbia, estavam em processo de exportação quando foram descobertas.

Durante a análise minuciosa da documentação apresentada junto à Documentação Única de Exportação (DU-E), a equipe identificou inconsistências que levaram à descoberta da fraude. Uma das principais evidências foi a disparidade entre a documentação fornecida pelas empresas e as imagens de satélite em tempo real, que revelaram a inexistência de atividade minerária nos locais declarados como origem do minério.

A falta de origem comprovada do minério é crucial, uma vez que, de acordo com a Constituição Federal, os recursos minerais são propriedade da União. Qualquer extração sem autorização constitui usurpação minerária, acarretando responsabilidade civil e penal, além da obrigação de indenizar a União. A extração ilegal também traz danos ambientais graves, pois muitas vezes ocorre sem medidas de mitigação do impacto ambiental e sem fiscalização dos aspectos econômicos, financeiros, trabalhistas e ambientais das atividades de mineração desenvolvidas.

Após o devido processo legal, que incluiu o contraditório e a ampla defesa, foi declarado o perdimento das cargas e foram tomadas medidas para responsabilizar os envolvidos não apenas administrativamente, mas também civil e criminalmente.

A atuação da RFB, em estreita colaboração com a gerência regional da ANM e com a PF, reforça o compromisso das instituições em combater a exportação irregular de minérios sem origem comprovada. Essa ação visa proteger a economia nacional, preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável, garantindo a efetiva proteção do meio ambiente.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES