Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

0

PORTOS DO PARANÁ ALTERA MARGEM DE SEGURANÇA EM TESTES DE BAFÔMETRO

Mudança passou a valer a partir do dia 1º de agosto e traz consequências mais rígidas aos infratores, nos portos de Paranaguá e Antonina

A empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraá, tornou mais rígida a margem permitida de álcool nos testes de bafômetro aplicados na faixa portuária.

A partir de agosto, os testes de etilômetro realizados pela Autoridade Portuária seguem a determinação nacional da lei Nº 11.705, que ficou conhecida como "lei seca”. A margem de tolerância de álcool exalado cairá de 0,3mg/l para 0,04 mg/l nos portos paranaenses.

Os testes de bafômetro, aplicados desde 2020, são feitos por meio de sorteio eletrônico e de eventos de fiscalização com trabalhadores portuários e motoristas, que acessam o cais. Dados recentes mostram o resultado das ações: de 2022 a junho de 2024, 9.339 pessoas realizaram o teste e 36 foram autuadas. Para realizar o exame, a pessoa é encaminhada para uma sala, onde deve soprar o bocal do equipamento até o aparelho emitir um aviso sonoro mostrando que o ar expelido foi o suficiente para o diagnóstico.

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

“O grande objetivo do teste com o etilômetro é proporcionar mais segurança, tanto para pedestres quanto condutores. A gente tem um grande fluxo de pessoas e veículos que acessam a faixa portuária, então precisamos garantir que os usuários não acessem as áreas operacionais sob efeito de álcool”, explicou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti.

Diariamente, passam no cais quase dois mil trabalhadores próprios, portuários avulsos, terceirizados, funcionários das empresas operadoras e empresas que prestam serviços. “Nós também temos muitos operadores de equipamentos, como guindaste, pá carregadeira e empilhadeira, e precisamos garantir que essas pessoas acessem essas áreas operacionais livres do efeito de álcool”, enfatizou Sbravatti.

A política de consequências também ficou mais rígida. Antes o pedestre que registrava uma dosagem maior do que a permitida dependia apenas da justificativa das ações tomadas pela própria empresa contratante, para voltar a atuar. Agora o acesso do portuário é bloqueado de acordo com o resultado do exame. Ou seja, quem se negar a fazer o teste ficará 14 dias proibido de acessar a faixa. Quem registrar entre 0,05 e 0,29 mg/l, cometerá infração grave com bloqueio por 21 dias. Já quem apresentar dose acima de 0,3, a infração será enquadrada como gravíssima e o usuário ficará bloqueado por 30 dias. A empresa também será acionada em todas as situações para se manifestar sobre.

Já os motoristas autuados serão encaminhados para a autoridade competente para responder legalmente de acordo com o a infração, além do enquadramento nas infrações que geram o bloqueio de acesso anteriormente descritas. O veículo será retido até que outro motorista habilitado e credenciado faça a sua remoção.

Os sinais do álcool no sangue

Os efeitos de etanol no organismo variam de pessoa para pessoa, considerando diversos fatores biológicos, genéticos e sociais. No entanto, existem sinais e sintomas esperados segundo a concentração de álcool no sangue. O Ministério da Saúde explica o que ocorre de acordo com cada quantidade. Confira:

  • Concentração sanguínea de etanol entre 0,05 e 0,25 mg/dl
  • Sentimentos de bem-estar e confiança, tranquilidade e relaxamento;
  • Déficits de coordenação motora;
  • Aumento do ritmo cardíaco e respiratório.
  • Concentração sanguínea de etanol entre 0,26 e 0,50 mg/dl
  • Diminuição da atenção e da vigilância, reflexos mais lentos;
  • Dificuldade de coordenação e redução da força muscular;
  • Redução da capacidade de tomar decisões racionais ou de discernimento;
  • Diminuição da paciência.
  • Concentração sanguínea de etanol entre 0,51 a 1,45 mg/dl
  • Transtornos graves dos sentidos;
  • Alterações graves da coordenação motora.
  • Concentração sanguínea de etanol entre 1,46 e 1,95 mg/dl:
  • Perda de consciência;
  • Sedação comparável ao de uma anestesia cirúrgica;
  • Morte (em muitos casos).
  • A partir de 1,96 mg/dl:
  • Inconsciência,
  • Parada respiratória;
  • Morte.

Blitz de segurança

No dia 26 de julho, a Autoridade Portuária realizou uma blitz de segurança no Porto de Paranaguá com aplicação do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro, equipamento que mede o nível de álcool no sangue.

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

Além da fiscalização rotineira, a ação também buscou informar aos motoristas sobre as mudanças na margem de tolerância do teste nos portos paranaenses, que caiu de 0,3mg/l para 0,04 mg/l desde o dia 1º de agosto.

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES