Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 16 de abril de 2025

0

TV MOSTRA O TRABALHO DA BRIGADA DE INCÊNDIO DA GUARDA PORTUÁRIA NO PORTO DE SANTOS


A Brigada de Incêndio da Guarda Portuária conta com dois caminhões Auto Bomba Tanque e vinte guardas portuários com cursos especializados

O Programa Porto 360 exibido no dia 22 de março na TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, em Santos mostrou o trabalho de combate a incêndio no Porto de Santos feito pela Guarda Portuária (GPort).

O apresentador Maxwuell Rodrigues entrevistou o guarda portuário Rogers Germano, Coordenador da Brigada de Incêndio da Guarda Portuária, que mostrou que o Porto de Santos está preparado para atender grandes emergências.

O Coordenador da Brigada Rogers Germano e o apresentador Maxwell Rodrigues

O Porto de Santos, conta com um plano de contingência, do Plano de Ajuda Mútua (PAM), que atua com interação com todas as empresas privadas, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ibama e demais órgãos intervenientes. Qualquer sinistro, é acionado esse Plano, através do Centro de Comunicação Controle e Monitoramento - CCCom, da GPort.

CCCOM da Guarda Portuária

A Brigada de Incêndio da Guarda Portuária conta com dois caminhões Auto Bomba Tanque (ABT), um na Margem Direita, em Santos e outro na Margem Esquerda do porto, no Distrio de Vicente de Carvalho, no Guarujá, com capacidade de 6 mil litros de água e 20 litros de LGE (Líquidos e Gases Especiais).

Segundo Germano, a Brigada realiza periodicamente treinamentos e simulados, e vinte guardas portuários, com cursos especializados em combates à incêndios e condução de veículos de emergência, são capacitados para atuar na Brigada de Incêndio

Grandes Incêndios

Incêndio no terminal da Ultracargo em 2015, que durou nove dias, e envolveu um grande efetivo e equipamentos, e na empresa Localfrio em 2016, mostrou a necessidade da necessidade de prevenção com a realização constante de exercícios simulados.

Incêndio no Terminal Químico da Ultracargo em 2015

Corpo de Bombeiros

O major Wilsom Vaccaro, comandante interino do 6º Grupamento de Bombeiros, cita que a interação com a Guarda Portuária vem de longa data. São realizados treinamentos em conjunto, para que todos possam se conhecer, principalmente voltados para a área industrial do porto e incêndio em navios.

De acordo com Vaccaro essa interação é muito importante, porque geralmente é a Brigada de Incêndio da Gport que dá o primeiro atendimento na área portuária. Em muitas vezes, na área urbana, o Corpo de Bombeiros também solicita o apoio deles, tanto no fornecimento água, como também do efetivo e viaturas.

Simulado           

O apresentador Maxwuell Rodrigues vestiu o equipamento de proteção e participou de um simulado em um incêndio de uma caminhão com tanque de combustível vazando.

Apresentador do Programa Porto 360 participou de um simulado

Ao chegar ao local primeiramente é feita uma análise da ocorrência, com a identificação de produto químico inflamável, então tem que ser combatido com LGE.

Clique aqui e veja o programa na íntegra


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES