Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 19 de maio de 2025

0

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PORTUÁRIA


O FPD – Force Protection Detachment, Brazil foi realizado no Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro

A Guarda Portuária (GPort), vinculada a Autoridade Portuária dos portos do Rio de Janeiro participou,  entre os dias 5 e 9 de maio, do FPD – Force Protection Detachment, Brazil – Intercâmbio de Segurança Portuária 2025, no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

Participantes

O evento ocorreu nas instalações do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e contou com a participação de instituições com atuação em segurança, fiscalização, e proteção da Fronteira Marítima: Marinha do Brasil (MB), Polícia Federal-PF (Núcleos Especiais de Polícia Marítima - Nepom), Receita Federal do Brasil (RFB), Guarda Portuária (GPort), dentre outras.

Capacitação

A atividade foi conduzida por instrutores norte-americanos do Naval Criminal Investigative Service (NCIS), que promoveu a capacitação e o intercâmbio de experiências entre Brasil e Estados Unidos, principalmente sobre a prevenção a ameaças terroristas e o cumprimento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) com foco na integração de esforços para a proteção dos portos e, consequentemente, das fronteiras marítimas brasileiras.

Segundo Amauri Faria, estar ao lado de outras instituições de segurança, expande a visão estratégica da Guarda Portuária e fortalece sua atuação no cenário nacional.

Pablo Vital destacou a oportunidade como enriquecedora, com impacto direto na qualificação profissional e na eficiência dos serviços prestados nos portos administrados pela empresa pública PortosRio – Autoridade Portuária.

Simulado

Como parte da programação, o grupo participou no Terminal de Cruzeiros do Porto do Rio de Janeiro de uma simulação de resposta a ameaças terroristas em ambiente portuário, permitindo avaliar a integração entre os diferentes órgãos de segurança.

Visita Técnica

Na ocasião, o grupo visitou o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) da Guarda Portuária, onde foi observada a infraestrutura de monitoramento e as estratégias de resposta da GPort.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES