Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 19 de maio de 2025

0

PORTO DE SANTOS TEM 37% DA COCAÍNA APREENDIDA PELA RECEITA FEDERAL EM 2024


Receita Federal reteve 5,1 toneladas do pó no local; especialista diz que desvio de rotas mudou a configuração do tráfico

O Porto de Santos concentra 37% de toda a cocaína confiscada pela Receita Federal do Brasil (RFB) em 2024. Das 13,9 toneladas apreendidas no país, 5,1 toneladas foram nos terminais da cidade paulista.  O Poder360 obteve os dados depois de fazer um pedido via Lei de Acesso à Informação.

Embora concentre grande parte das apreensões, o volume registrado no porto é inferior ao de anos anteriores. O pico da série foi em 2019, com 27,1 toneladas. Veja no infográfico:

Funcionários da RFB têm a hipótese de que os traficantes usam rotas menos óbvias para deslocar a cocaína. A análise é do presidente do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) Nacional, Dão Real.

“Traficantes passam a operar por outras rotas, inclusive podendo escolher até fora do país […] Por exemplo, os portos de Montevideu, em Buenos Aires e de outros da América Latina. Ou mesmo outros portos do Brasil”, declarou o especialista ao Poder360.

Para o futuro, a greve dos servidores da Receita Federal pode impactar os resultados das apreensões nos próximos meses. O movimento começou em novembro de 2024 e traz prejuízos, dentre outras áreas, para as fiscalizações de aduanas e para as atividades de arrecadação.

“Pode, sim, ter havido um refluxo nas apreensões de drogas. Não por ter reduzido a atividade de fiscalização, mas por ter sido deslocada para realizar as operações padrão”, disse.

A operação padrão é um protesto em que servidores seguem todas as regras com rigor, tornando o serviço mais lento sem parar totalmente as atividades. Costuma ser realizada ao mesmo tempo em que as greves em outros órgãos públicos.

A Receita Federal está no movimento desde novembro de 2024 para obter melhores condições salariais. Eles Defendem haver descumprimento de acordo firmado com o governo, violação de decretos e tentativa de transformar o bônus de produtividade em instrumento punitivo.

O Poder360 pediu comentários sobre os dados obtidos via Lei de Acesso para a assessoria de imprensa da Receita Federal em 23 de abril. A mensagem foi enviada via e-mail, sem resposta até a publicação deste texto.

O espaço segue aberto. Uma solicitação foi enviada pela 3ª vez em 9 de maio, quando o time de atendimento aos jornalistas respondeu que “a demanda encontra-se com a área técnica”.

Autor/Fonte: Gabriel Benevides – Poder 360


* Esclarecemos que a a publicação é de inteira responsabilidade do autor e e do veículo que a divulgou. A nossa missão ao republicar é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

Respeitamos  quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros, informando o autor e a fonte, disponibilizando o link da origem da publicação .  Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES