Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 24 de julho de 2025

0

POLÍCIA FEDERAL E IBAMA RECOLHEM REDES DE PESCA PRÓXIMO AOS PORTOS DE ITAJAÍ E ITAPOÁ


A operação teve como foco o combate à pesca predatória. O uso de redes de pesca em regiões portuárias e costeiras é proibido no Brasil

Na última quinta-feira (17), a Polícia federal (PF), em operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu redes de pesca instaladas de forma irregular em áreas portuárias no entorno do Porto de Itapoá e do Porto de Itajaí, no Litoral de Santa Catarina.

A operação teve como foco o combate à pesca predatória, uma prática ilegal que ameaça animais marinhos, desequilibra o meio ambiente e prejudica pescadores que atuam de forma legal e sustentável.

Durante a retirada das redes ilegais, as equipes encontraram espécies mortas presas ao material, entre elas tartarugas e até um pinguim, retrato do impacto que esse tipo de infração pode causar na vida marinha.

Segundo a PF, a operação teve caráter preventivo e educativo, mas os responsáveis pelas redes, caso identificados, poderão responder por crimes ambientais.

O uso de redes de pesca em regiões portuárias e costeiras é proibido no Brasil, com base em legislações ambientais e pesqueiras que visam proteger os ecossistemas aquáticos e garantir a sustentabilidade das espécies.

A pesca predatória representa uma grave ameaça à fauna marinha, ela não coloca em risco apenas espécies como tartarugas, golfinhos e aves marinhas. Ela também prejudica os pescadores artesanais, afeta a qualidade do pescado e compromete toda a cadeia que depende do mar para sobreviver.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES