Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 31 de julho de 2025

0

WORKSHOP REFORÇA PROTOCOLOS DE EMERGÊNCIA PARA INCIDENTES COM AMÔNIA NO PORTO DE SANTOS


O treinamento detalhou procedimentos técnicos e medidas de segurança para resposta a incidentes

A Autoridade Portuária de Santos (APS) sediou, na última sexta-feira (25), um workshop dedicado ao atendimento de emergências envolvendo amônia. A iniciativa, promovida pelo Plano de Ajuda Mútua (PAM), do Porto de Santos, reuniu representantes de empresas e entidades portuárias para capacitação técnica sobre procedimentos críticos em cenários de risco.

Riscos operacionais

A amônia – composto amplamente utilizado em sistemas de refrigeração de terminais de carga perecível e processos industriais – apresenta riscos específicos nas operações portuárias. Em situações de vazamento, sua toxicidade por inalação, potencial corrosivo e limites de inflamabilidade exigem protocolos técnicos especializados para contenção rápida, visando proteger trabalhadores, comunidades do entorno e evitar interrupções nas cadeias logísticas.

Treinamento

O treinamento, conduzido pelo especialista Werner Flister, detalhou procedimentos técnicos e medidas de segurança para resposta a incidentes. A iniciativa visa garantir que todos os agentes portuários dominem diretrizes para atuação coordenada em cenários críticos.

Parcerias

O workshop contou com a parceria da Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), da Associação Comercial de Santos, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos e da empresa Medicar.

PAM

O PAM, coordenado pela APS, configura-se como uma estrutura colaborativa que integra empresas operantes no Porto Organizado de Santos. Seu objetivo central é estabelecer mecanismos coordenados de prevenção, preparação e resposta a emergências de grande escala, assegurando sinergia entre os diversos atores portuários.

A atuação conjunta sob o PAM permite otimizar recursos técnicos e logísticos, fortalecendo a resiliência operacional do complexo portuário.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES