Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 140 KG DE COCAÍNA EM ASSOALHO DE CONTÊINER NO PORTO DE SANTOS


O contêiner com carga de esfoliante facial seria exportado para o Porto de Sydney, na Austrália, com baldeação em Singapura

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou na última sexta-feira (25), a apreensão de 140 kg de cocaína dentro de um contêiner no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

A cocaína estava oculta no assoalho do contêiner, estrutura que reveste o piso da unidade do contêiner, que carregava 1,8 tonelada de gel esfoliante facial. O carregamento seria exportado para o Porto de Sydney, na Austrália, com baldeação em Singapura.

De acordo com a Receita Federal, a carga foi selecionada para inspeção física após critérios de análise de risco realizada por uma equipe da Alfândega de Santos.

Mercado Lucrativo

De acordo com a RFB, a Austrália é um dos mercados mais lucrativos para o tráfico internacional de drogas. De acordo com estimativas do próprio órgão, a cotação da cocaína no país pode superar em até cinco vezes o valor praticado na Europa.

Polícia Federal

Após encontrar as drogas no meio das cargas, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.

Apreensões em 2025

Essa foi a 10ª apreensão de drogas realizada pela Alfândega de Santos em 2025. A quantidade de entorpecentes soma 5.265 kg, número que ultrapassa todo o ano de 2024, que contabilizou 5.265 kg em 13 apreensões.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES