Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

0

GUARDA PORTUÁRIO PARTICIPA DE CURSO SUPERIOR DE DEFESA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL

A participação foi possível em virtude de uma parceria entre a Companhia Docas da Bahia (CODEBA) e a Marinha do Brasil

O Curso Superior de Defesa (CSD), da Escola Superior de Guerra, que faz parte da grade curricular do Curso de Política e Estratégia Marítima (C-PEM) da Escola de Guerra Naval, concluído no dia 26 de setembro, contou com um representante da Guarda Portuária da Bahia.

A participação foi possível em virtude de uma parceria entre a Companhia Docas da Bahia (CODEBA) - Autoridade Portuária da Bahia – e a Marinha do Brasil.

A turma foi composta por 32 Civis provenientes de diferentes órgãos públicos, 116 militares das Forças Armadas, entre oficiais generais e oficiais superiores, 10 militares estaduais (oficiais superiores) de 7 estados e 3 oficiais estrangeiros, oriundos da Argentina, Índia e Jordânia.

Com a participação de um guarda portuário da companhia no Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), pela Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, a Autoridade Portuária investe na capacitação para o assessoramento de alto nível em assuntos de defesa e segurança nacional.

“Essa parceria entre as instituições é fundamental não apenas para a qualificação dos profissionais da Companhia, mas principalmente para que possamos trabalhar de forma integrada nas ações que são comuns ao setor portuário e à Marinha e que envolvem política, defesa e relações internacionais”, explica o presidente da Codeba, Antonio Gobbo.

Curso Superior de Defesa - CDS

O Curso Superior de Defesa (CDS) é resultado dos estudos realizados pelo Ministério da Defesa (MD), sob coordenação da Escola Superior de Guerra, com o objetivo de preparar civis e militares para o exercício de funções de assessoramento de alto nível que envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do MD, como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, como é o caso dos Portos.

O curso abordou temas como Política, Defesa e Geoestratégia e incluiu uma viagem de estudos a Brasília, com visitas a empresas estratégicas, como a Embraer, e a órgãos de Estado, como o Itamaraty e o Supremo Tribunal Federal.

“Essa experiência ampliou minha visão sobre Defesa Nacional e fortalece minha atuação na Guarda Portuária e na Autoridade Portuária da Bahia - CODEBA conectando a segurança portuária aos interesses estratégicos do Brasil”, disse o guarda portuário Lucas Bernardo.

“Um passo importante para seguir contribuindo com a segurança, soberania e desenvolvimento do setor portuário brasileiro”, acrescentou Bernardo.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES