Postagem em destaque

IMPORTÂNCIA VS RELEVÂNCIA

A Guarda Portuária de Santos, criada em 1893, é pioneira no Brasil e tem atuação análoga às polícias militares e GCMs Em audiência pública...

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

0

GUARDAS PORTUÁRIOS DO PORTO DO RIO DE JANEIRO RECEBEM NOVA CARTEIRA FUNCIONAL


A carteira é emitida em conformidade com as normas da Polícia Federal, órgão que registra o número do porte de arma de cada guarda portuário

Em cerimônia realizada no dia 10 de outubro, a PortosRio – Autoridade Portuária, empresa pública que administra os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Angra dos Reis, entregou aos guardas portuários a nova carteira funcional, documento oficial de identificação que reforça sua autoridade no exercício das atividades de segurança em portos sob administração da companhia.

O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, destacou o papel essencial da Guarda Portuária (GPort) e o compromisso da Autoridade Portuária com o fortalecimento da proteção das instalações portuárias e o cumprimento das normas de segurança: “Essa carteira representa não apenas a identidade funcional, mas também contribui para ampliar a credibilidade e o reconhecimento da categoria junto aos órgãos públicos, aos usuários dos portos e à sociedade”.

O evento contou também com a presença do diretor de Negócios e Sustentabilidade, Hideraldo Mouta; do superintendente da Guarda Portuária, Jorge Dantas; e do presidente da Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil (ANGPB), Dejacy da Conceição.

A iniciativa reforça a política da PortosRio de valorização do seu quadro de pessoal e de fortalecimento das ações de segurança portuária. A entrega das carteiras funcionais simboliza o reconhecimento aos profissionais que garantem diariamente a segurança e o bom funcionamento dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno.

Porte de Arma

A carteira é emitida em conformidade com as normas da Polícia Federal (PF), órgão que registra o número do porte de arma de cada guarda portuário.

SUSP

A Guarda Portuária é integrante do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado pela Lei nº 13.675/2018, que disciplina o funcionamento e a organização dos órgãos responsáveis pela Segurança Pública. O SUSP tem por objetivo estabelecer a integração entre esses órgãos.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES