Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

0

GUARDAS PORTUÁRIOS DO PORTO DO RIO DE JANEIRO RECEBEM NOVA CARTEIRA FUNCIONAL


A carteira é emitida em conformidade com as normas da Polícia Federal, órgão que registra o número do porte de arma de cada guarda portuário

Em cerimônia realizada no dia 10 de outubro, a PortosRio – Autoridade Portuária, empresa pública que administra os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Angra dos Reis, entregou aos guardas portuários a nova carteira funcional, documento oficial de identificação que reforça sua autoridade no exercício das atividades de segurança em portos sob administração da companhia.

O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, destacou o papel essencial da Guarda Portuária (GPort) e o compromisso da Autoridade Portuária com o fortalecimento da proteção das instalações portuárias e o cumprimento das normas de segurança: “Essa carteira representa não apenas a identidade funcional, mas também contribui para ampliar a credibilidade e o reconhecimento da categoria junto aos órgãos públicos, aos usuários dos portos e à sociedade”.

O evento contou também com a presença do diretor de Negócios e Sustentabilidade, Hideraldo Mouta; do superintendente da Guarda Portuária, Jorge Dantas; e do presidente da Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil (ANGPB), Dejacy da Conceição.

A iniciativa reforça a política da PortosRio de valorização do seu quadro de pessoal e de fortalecimento das ações de segurança portuária. A entrega das carteiras funcionais simboliza o reconhecimento aos profissionais que garantem diariamente a segurança e o bom funcionamento dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno.

Porte de Arma

A carteira é emitida em conformidade com as normas da Polícia Federal (PF), órgão que registra o número do porte de arma de cada guarda portuário.

SUSP

A Guarda Portuária é integrante do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado pela Lei nº 13.675/2018, que disciplina o funcionamento e a organização dos órgãos responsáveis pela Segurança Pública. O SUSP tem por objetivo estabelecer a integração entre esses órgãos.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES