Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

0

POLÍCIA CIVIL INVESTIGA DESVIO DE SOJA DESTINADA AO EMBARQUE EM TERMINAL DO PORTO DE SANTOS


A carga chegou ao terminal, quatro dias depois da data prevista, com níveis muito abaixo do esperado, além de uma quantidade significativa de areia

A 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Deic - Departamento Estadual de Investigações Criminais em Santos, no litoral de São Paulo, está investigando o desvio de uma carga de farelo de soja que chegou ao Terminal Exportador de Santos (TES), no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, a carga embarcada no dia 13 de outubro em Primavera do Leste (MT), de mais de 37 toneladas de farelo de soja com alto teor de proteína – padrão exigido para exportação deveria ter chegado ao terminal portuário no dia 15.

No entanto, a carga chegou ao terminal, quatro dias depois da data prevista, com níveis muito abaixo do esperado, além de uma quantidade significativa de areia.

A empresa responsável pela carga, ao identificar a discrepância, acionou imediatamente a Polícia Civil. Durante diligências no terminal, os policiais civis apreenderam o caminhão, a carga e objetos encontrados na cabine que podem ajudar a esclarecer o caso. O motorista, de 31 anos, que conduzia o veículo é suspeito de participação na fraude, já que não apresentou justificativa para o atraso na entrega.

De acordo com a autoridade policial, há indícios de que parte da carga original tenha sido substituída por material de menor valor, com o objetivo de manter o peso e o volume e evitar suspeitas durante o trajeto. A prática pode configurar furto qualificado e representa prejuízo milionário para o setor logístico e comercial.

O caso está em investigação e a Polícia Civil destaca que segue empenhada na identificação dos responsáveis e na apuração completa dos fatos.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES