Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

0

TRIPULANTE MORRE EM ACIDENTE EM NAVIO ATRACADO NO PORTO DE SANTOS

Ele morreu após ser atingido na cabeça por um cabo de guindaste, durante uma operação de reparo

Um acidente causou a morte de um tripulante, após ele ser atingido na cabeça por um cabo de guindaste, durante um serviço de reparo a bordo, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

O navio estava atracado no cais do armazém 35, em frente ao Terminal Bracell, que opera com celulose, na área que era anteriormente ocupada pela Libra Terminais,

O acidente ocorreu na noite da segunda-feira (29/09), por volta das 22h45, no Navio Forever SW, que estava atracado para realizar o desembarque de sal a granel. As operações no navio foram totalmente interrompidas.

A Guarda Portuária (GPort) compareceu ao local para o registro da ocorrência. A vítima, um chinês de 35 anos, era subcomandante do navio. O forte impacto ao ser atingido pelo cabo causou traumatismo cranioencefálico grave e o óbito foi confirmado a bordo da embarcação.

Segundo um trabalhador portuário avulso (TPA), momentos depois, o grab (equipamento utilizado para movimentar cargas a granel em embarcações através de um guindaste ou grua) caiu, mas não atingiu ninguém.

De acordo com a Capitania dos Portos, peritos foram enviados ao local para apurar as circunstâncias e subsidiar a abertura do Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), dados preliminares indicam que a tripulação realizava a manutenção nos cabos do guindaste de bordo quando um deles se rompeu, atingindo o trabalhador.

O caso foi registrado no 7° Distrito Policial (DP) de Santos. A investigação está sendo conduzida pela Marinha do Brasil.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que a Polícia Civil investiga a morte do tripulante chinês e reforçou a informação de que a vítima operava um guindaste quando foi atingida por um cabo de aço.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES