Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

domingo, 21 de dezembro de 2025

0

ESCOLA DE GUERRA NAVAL REALIZA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DOS CURSOS DE ALTOS ESTUDOS MILITARES


O C-PEM foi concluído por 33 pessoas, entre eles, um integrante da Guarda Portuária (GPort), da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA)

No dia 12 de dezembro, a Escola de Guerra Naval realizou a Cerimônia de Encerramento da Turma 2025 do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), ocasião em que foram entregues os respectivos Diplomas de Conclusão de Curso.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e contou com a presença do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, e de membros e ex-membros do Almirantado.

O C-PEM foi concluído por 33 pessoas, sendo 30 Capitães de Mar e Guerra (oriundos do Corpo da Armada, Fuzileiros Navais, Intendentes da Marinha, Engenheiros Navais e Médicos), um Coronel do Exército Brasileiro, um Coronel da Força Aérea Brasileira e um integrante da Guarda Portuária (GPort), da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).

“Foram 11 meses intensos, em regime de tempo integral, de muito estudo, debates estratégicos e troca de experiências que certamente marcarão minha trajetória acadêmica e profissional”, falou o guarda portuário Lucas Bernardo Vasconcelos.

“Tive a honra de compartilhar esse caminho com 32 colegas de diferentes Forças e quadros: Capitães de Mar e Guerra da Marinha do Brasil (oriundos do Corpo da Armada, Fuzileiros Navais, Intendentes da Marinha, Engenheiros Navais e Médicos), além de um Coronel do Exército Brasileiro e um Coronel da Força Aérea Brasileira, o que tornou a experiência ainda mais rica e diversificada”, acrescentou Lucas.

A turma do C-EMOS foi composta por 128 Oficiais-Alunos da Marinha do Brasil (Corpo da Armada, Fuzileiros Navais, Intendentes da Marinha) e sete de Marinhas Amigas - este ano, dos seguintes os países: Angola, Argentina, Chile, China, Índia, Namíbia e Uruguai.

Os cursos de Altos Estudos Militares visam complementar a qualificação dos oficiais para o exercício de cargos na Alta Administração Naval (C-PEM); e ampliar os conhecimentos para o desempenho de funções de Estado-Maior e assessoria de alto nível, com ênfase nas doutrinas e nas estruturas operativas e administrativas da Marinha (C-EMOS).


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES