Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

quarta-feira, 12 de março de 2014

2

SINTAC CONQUISTA NOVA ESCALA QUE BENEFICIA A GUARDA PORTUÁRIA





O Sindicato dos Trabalhadores da Administração, Capatazia, Empresas Operadoras Portuárias e Administrativos em Ogmo, nos Portos e Retroportos Públicos e Privados de Itajaí, Laguna e Navegantes (SINTAC) obteve um grande sucesso em sua busca na melhoria das condições de trabalho e dos direitos trabalhistas que não eram respeitados
A escala de trabalho da Guarda Portuária do Porto de Itajaí não respeitava a concessão dos domingos garantida pela legislação (Portaria 417/66/MTPS), além disso, privava o guarda de sua vida social.
Após várias tratativas com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência do Porto de Itajaí, a antiga escala de trabalho foi alterada pelo modelo proposto pelo Sindicato e aprovado em assembleia. "O modelo atende os requisitos da lei, melhorando ainda mais as condições humanas da Guarda Portuária de Itajaí." destaca o guarda portuário e Diretor Sindical Alexandre Pamplona.
"Melhorando a qualidade de vida do profissional, este desempenha suas funções com melhor capacidade", falou o guarda portuário e delegado sindical Gustavo Coelho Engel.
A nova escala, além de contemplar os domingos obrigatórios da legislação, permite que as equipes tenham um final de semana de folga completo a cada 35 dias, fato que anteriormente ocorria apenas duas vezes por ano.
O SINTAC destaca outras conquistas para a categoria, como melhoria dos vestiários, armários, jaqueta para o frio, melhoria nas guaritas e postos de trabalho, uniforme, intervalo nas jornadas e incorporação do prêmio produção são algumas das conquistas obtidas.
O sindicato luta ainda pelo pagamento do adicional de risco previsto na Lei 4.860/1965 e na Portaria 1885 / 2013 / MTE.
Vale destacar a união de toda a Guarda Portuária de Itajaí, além do trabalho do SINTAC para a conquista desses direitos, que há muito eram deixados de lado para a categoria. Agradecemos ao Superintendente do Porto de Itajaí, Dr. Antonio Ayres dos Santos Júnior e, em especial ao Diretor Executivo Heder Cassiano Moritz.

Fonte: Sintac




 

2 comentários:

  1. A reportagem só não diz como era a escala e como ficou??? Teria como prestar essa informação???

    ResponderExcluir
  2. SABEMOS QUE AS ESCALAS VARIAM DE DOCAS PARA DOCAS, OU DE GUAPOR PARA GUAPOR.

    SERÁ QUE A TÃO ESPERADA REGULAMENTAÇÃO VIRIA UNIFICAR ESSAS ESCALAS, ALÉM DE OUTROS ASPECTOS MAIS?

    SDS

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir

LEGISLAÇÕES