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segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

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GUARDAS PORTUÁRIOS CORREM RISCO NO PORTO DE BELÉM


Portão da Avenida Salgado Filho

Guardas Portuários alertaram a Diretoria da CDP sobre riscos de acidentes em retroárea do Porto Organizado de Belém
Guardas portuários da Companhia Docas do Pará (CDP), que passaram a atuar desde o dia 31 de outubro de 2015 no posto denominado Portão dos Depósitos (hoje avenida Salgado Filho), situado na retroárea do porto organizado de Belém, esperam pacientemente pelas medidas de segurança prometidas pela diretoria da empresa, dentre elas, redutores de velocidade nessa avenida.
Vários guardas relatam o risco de atropelamento nesse posto, como foi o caso do GP Douglas, que no dia 19/11/15, quase foi alvejado violentamente por um veículo de passeio que saiu em alta velocidade da referida área arrendada, tanto que nem deu para anotar a sua placa e identificar o condutor. 
O fato foi devida e imediatamente comunicado pelo GP Cileno Borges, através de e-mail corporativo ao diretor presidente da CDP – DIRPRE; ao DIRAFI – diretor administrativo financeiro; ao GERGEP – gerente de gestão portuária; GERSEG – gerente de segurança e ao SUPMIR – supervisor de miramar, para providências, já que este presenciou o fato.
Em resposta ao e-mail, o GERSEG disse que “A melhoria para esta situação está contemplada em CI/SSPMIR do dia 06/11/2015, a qual acatamos e encaminhamos ao DIRPRE para aprovação. Todavia, você com sua grande experiência  e conhecimento do serviço na área portuária, poderia em conjunto com o SSPMIR encontrar uma solução provisória, viável e de baixo custo para implantar no local até que seja iniciada a solução definitiva”
Também em resposta aos guardas portuários o DIRAFI, inspetor Rodrigues, afirmou que é questão de honra para ele atender de imediato essas solicitações que visam à segurança e salvaguarda da integridade física dos empregados.
Guardas portuários, na falta de redutores de velocidade, improvisaram com cones

Enquanto isso os guardas portuários, desde o dia 29 de dezembro, através da utilização de cones, implantaram um sistema de redução de velocidade, sugerida pelo GP Danilo, que obriga os veículos a se aproximarem em curva da parte da via em frente à guarita, onde são feitas as solicitações de parada para abordagens de identificação dos veículos e condutores.


Durante a noite, sem portão, o risco é maior
Porém, a ausência total de barreiras físicas (portão) nestas vias de acesso é o que mais têm preocupado os guardas portuários, principalmente durante os plantões noturnos, colocando desnecessariamente as vidas destes profissionais em risco, onde tudo se agrava ainda mais por apenas se tratar de vias de acesso a uma área totalmente arrendada, como se fora um condomínio, pura e simplesmente, onde cada arrendatária tem sua vigilância própria, com seu controle de acesso, identificação e sistema de monitoramento.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
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COMENTÁRIOS

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6 comentários:

  1. Tudo tem sido mais difícil e demorado pra nós. AS vezes coisas sem importância e desnecessarias a cia logo ela mesma resolve, implanta. Gestão sem interesse, Sindicatos onde são os associados que se auto representam....
    Parabéns ao GUARDA Danilo pela preocupação com a SEGURANÇA de todos.

    Côrrea - PVC

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    Respostas
    1. NÃO SEI AS PROVIDÊNCIAS QUE TOMOU O SINDIPORTO, POIS NESSE MESMO DIA QUE O GP EM REFERÊNCIA IA SENDO ATROPELADO MORTALMENTE, TELEFONEI PARA O SINDICALISTA (vice presidente) GUARDA PORTUARIO RODRIGO VILHENA RABELO, RELATANDO AO MESMO TODO O OCORRIDO.
      PELO QUE FUI INFORMADO, HÁ UM TRAMITE NO SISPROL - ACOMPANHAMENTO DO TRAMITE DOS DOCUMENTOS, CI SSPMIR 15/2015, QUE JA ESTA NA GERÊNCIA DE INFRAESTRUTURA E ENGENHARIA - GERINE, TENDO JÁ SIDO APRECIADA PELO DIRETOR PRESIDENTE, SOLICITANDO PORTÃO E REDUTORES DE VELOCIDADE PARA O LOCAL.
      DEVE-SE RECONHECER QUE ALGO JÁ FOI FEITO, SENDO MUITO POSITIVO ESSE ARTIGO, PARA LEMBRAR DA NECESSIDADE DO PLEITO SER LOGO ATENDIDO, EM FUNÇÃO DAS CONDIÇOES INSEGURAS LÁ ESTABELECIDAS,
      ENQUANTO ISSO O MAIOR E MELHOR PARCEIRO NOS SERVIÇOS NOTURNOS DE TODOS CHAMA-SE NSJC.

      CILENO BORGES

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  2. NA CDP., ACONTECEM COISAS SEM EXPLICAÇÃO: MUITOS INTEGRANTES DA GUARDA PORTUÁRIA HOJE EM CARGO DE COMISSÃO E QUE JÁ FORAM OU ESTÃO DIRIGENTES SINDICAIS AO MESMO TEMPO E QUE ANTES DENUNCIAVAM QUAISQUER COISINHAS PARA A DRT MUDARAM SEUS DISCURSOS E PRÁTICAS, PREFERINDO AGORA AFIRMAR QUE SÓ QUEM PODE RESOLVER ISSO É A DIREX DA CDP.
    SABEMOS QUE PODE HAVER E TALVEZ HAJAM EXCEÇÕES NESSE CONTEXTO, PORÉM, O QUE MAIS SE VÊ É QUE FICAM ACOMODADOS, TUDO POR CONTA DO VELHO E BOM AFAGO DO PODER, SEJAM OS LIBERADOS QUE RECEBEM PELO MAIOR SALÁRIO, SEJAM OM COMISSIONADOS QUE, BLINDADOS E COMO NUMA FORÇA TAREFA, VÃO SE REVEZANDO E PERPETUANDO NOS CARGOS, DENTRO DA VELHA E BOA POLÍTICA DO ALCANCE DO TEMPO NA FUNÇÃO GRATIFICADA PARA INCORPORÁ-LA AO SALÁRIO.
    PARSIFAL, ACABE COM ISSO NA CDP.

    JOÃO LUIS

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  3. NA CODESA EXISTE UMA ENTRADA DE VEICULOS PESADOS EM CAPUABA , VILA VELHA ES.
    EM QUE O GUARDA FICA ENTRE DOIS CAMINHÕES PEGANDO SENHA . JÁ PRESENCIEI CAMINHÃO
    ARRASTANDO NO GELO BAIANO QUE É A UNICA DIVISÃO DE ENTRADAE SAÍDA . ALEM DA INSALUBRIDADE ALTA DEVIDO A DESCARGA DOS CAMINHÕES EXISTE O RISCO EMINENTE DE
    ATROPELAMENTO . SINDICATO FAZ OUVIDO DE MERCADOR E A CODESA ENTÃO NEM SE FALA.
    O GUARDA TEM QUE LEVANTAR DE SUA GUARITA QUINHENTAS MIL VEZES PARA PEGAR A TAL
    SENHA DE SAIDA MAS O CAMINHONEIRO NÃO PODE IR UMA VEZ CADA UM E LEVAR A SENHA ATÉ A GUARITA . UMA VERGONHA. JÁ ATÉ FALEI COM O PRESIDENTE DO SINDICATO SR. CASTRO QUE NÃO VOTARIA OUTRA NESSA CHAPA QUE ESTA NO SINDICATO DEVIDO A ESSE FATO QUE É FATOR DE DESGASTE E PERIGO PARA O GUARDA E ATÉ PELA SUA INSENSIBILIDADE PARA COM A QUESTÃO.

    GP ALEXANDRE - ES

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  4. É por iso que diz o senhor Carvalhal, quem dera tivesse um GUARDA CILENO em cada porto.
    Essa situação na CODESA que põe em risco a vida dos guardas é inaceitável.

    JOÃO LUIS

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  5. POSITIVO JOÃO LUIZ SÃO POUCOS OS QUE TEM UM POUCO DE CONSCIENCIA E QUE VERDADEIRAMENTE QUEREM UMA GUARDA MELHOR . ESSA QUESTÃO ESPECIFICA NA CODESA
    NÃO É ALVO DE MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA E AGENTE FICA IGUAL AO JOÃO BATISTA
    QUE PREGOU NO DESERTO. AI FALAM QUE CILENO É DOIDO OS PRÓPIOS COLEGAS E TAL.
    PRECISAMOS DE MAIS JOÃO BATISTAS PRA SENTAR O PORRETE .

    GP ALEXANDRE - ES

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