Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

0

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE REUNIÃO DO SIPRON




A reunião envolveu a participação dos comitês que formam o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON)

Entre os dias 21 e 22 de novembro o superintendente da Guarda Portuária do Porto do Rio de Janeiro, Amauri Carlos de Faria, participou de uma reunião no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em Brasília.
A reunião envolveu a participação dos comitês que formam o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON). Fazem parte do sistema o Comitê de Articulação nas Áreas de Segurança e Logística (Caslon) e os Comitês de Planejamento de Resposta a Emergências Nucleares em Angra dos Reis (Copren/AR) e em Resende (Copren/Resende).
Os dois últimos são responsáveis, respectivamente, pelo planejamento da resposta a emergências nucleares na usina nuclear de Angra dos Reis e na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN/INB) em Resende. São esses comitês que promovem os exercícios de emergência e planejam as ações de resposta em uma situação real de problemas na central nuclear ou na fábrica.
No encontro estiveram reunidos representantes de diversas instituições: Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Guarda Portuária, CNEN, INB, Detran, Ibama, Governos Estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis e Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. 
SIPRON

O Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) tem como atribuições:
- coordenar ações para atender permanentemente às necessidades de proteção e segurança do Programa Nuclear Brasileiro - PNB;
- coordenar ações para proteger os conhecimentos e a tecnologia detidos por órgãos, entidades, empresas, instituições de pesquisa e demais organizações públicas ou privadas que executem atividades para o PNB;
- e planejar e coordenar as ações, em situações de emergência nuclear, que tenham como objetivo proteger:
a) as pessoas envolvidas na operação das instalações nucleares e na guarda, manuseio e transporte de materiais nucleares;
b) a população e o meio ambiente situados nas proximidades das instalações nucleares;
c) e as instalações e materiais nucleares.
ANGPB

No dia 11 de setembro, a Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil - ANGPB juntamente com o Sindicato dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro - SINDIGUAPOR-RJ estiveram em Brasília, no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para uma reunião com o Comitê de Articulação nas Áreas de Segurança e Logística do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Caslon/Sipron).
Nessa reunião foi apresentada as dificuldades da Guarda Portuária na segurança dos produtos de Classe 7 (materiais radioativos) nos portos públicos brasileiros e solicitado a realização de treinamentos específicos com o apoio dos órgãos responsáveis pela operação desses produtos.
Operação conjunta

No inicio do mês de setembro a Guarda Portuária, juntamente com outras autoridades, participou da operação que envolveu o desembarque e o transporte de carga perigosa destinada à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN/INB), em Resende.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                    
                   COMENTÁRIOS                                   
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.