Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

0

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE REUNIÃO DO SIPRON




A reunião envolveu a participação dos comitês que formam o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON)

Entre os dias 21 e 22 de novembro o superintendente da Guarda Portuária do Porto do Rio de Janeiro, Amauri Carlos de Faria, participou de uma reunião no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em Brasília.
A reunião envolveu a participação dos comitês que formam o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON). Fazem parte do sistema o Comitê de Articulação nas Áreas de Segurança e Logística (Caslon) e os Comitês de Planejamento de Resposta a Emergências Nucleares em Angra dos Reis (Copren/AR) e em Resende (Copren/Resende).
Os dois últimos são responsáveis, respectivamente, pelo planejamento da resposta a emergências nucleares na usina nuclear de Angra dos Reis e na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN/INB) em Resende. São esses comitês que promovem os exercícios de emergência e planejam as ações de resposta em uma situação real de problemas na central nuclear ou na fábrica.
No encontro estiveram reunidos representantes de diversas instituições: Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Guarda Portuária, CNEN, INB, Detran, Ibama, Governos Estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis e Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. 
SIPRON

O Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) tem como atribuições:
- coordenar ações para atender permanentemente às necessidades de proteção e segurança do Programa Nuclear Brasileiro - PNB;
- coordenar ações para proteger os conhecimentos e a tecnologia detidos por órgãos, entidades, empresas, instituições de pesquisa e demais organizações públicas ou privadas que executem atividades para o PNB;
- e planejar e coordenar as ações, em situações de emergência nuclear, que tenham como objetivo proteger:
a) as pessoas envolvidas na operação das instalações nucleares e na guarda, manuseio e transporte de materiais nucleares;
b) a população e o meio ambiente situados nas proximidades das instalações nucleares;
c) e as instalações e materiais nucleares.
ANGPB

No dia 11 de setembro, a Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil - ANGPB juntamente com o Sindicato dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro - SINDIGUAPOR-RJ estiveram em Brasília, no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para uma reunião com o Comitê de Articulação nas Áreas de Segurança e Logística do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Caslon/Sipron).
Nessa reunião foi apresentada as dificuldades da Guarda Portuária na segurança dos produtos de Classe 7 (materiais radioativos) nos portos públicos brasileiros e solicitado a realização de treinamentos específicos com o apoio dos órgãos responsáveis pela operação desses produtos.
Operação conjunta

No inicio do mês de setembro a Guarda Portuária, juntamente com outras autoridades, participou da operação que envolveu o desembarque e o transporte de carga perigosa destinada à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN/INB), em Resende.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                    
                   COMENTÁRIOS                                   
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES