Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

0

POLÍCIA MILITAR APREENDE CARGA DE COCAÍNA NO PORTO DE NAVEGANTES



Foram 392,8 Kg da droga, que tinha como destino o Porto de Valência, na Espanha.
Na madrugada da última sexta-feira (4), por volta das 5h, a Polícia Militar foi acionada via Central Regional de Emergência (CRE), para comparecer no interior do terminal portuário privado da Portonave, em Navegantes, litoral de Santa Catarina.
A central de monitoramento de segurança do terminal identificou uma movimentação estranha.  Quatro homens com balaclavas (toucas ninjas) transitavam entre os contêineres e um caminhão e, aparentemente, estavam carregando o contêiner com bolsas de viagem.
Ao avistarem a chegada da viatura os quatro suspeitos se evadiram do local em direção ao Rio Itajaí-Açu, sendo o motorista abordado e identificado pelos policiais militares. Foi realizada uma varredura na área, mas eles não foram localizados.
(Foto: )

Durante as buscas pelo pátio, os policiais e funcionários responsáveis pela segurança do porto localizaram um contêiner, carregado com madeira, com os lacres violados, onde foram encontradas 12 malas com tabletes de cocaína, contendo 392,8 Kg da droga, que tinha como destino o Porto de Valência, na Espanha.
O motorista e a droga apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Itajaí, para as providências legais e continuidade das investigações.
Modus operandi
De acordo com as autoridades, o modus operandi é diferente de outros casos identificados pela Receita Federal e a Polícia Federal nos portos de Santa Catarina. Os contêineres costumam chegar aos terminais já carregados com a droga – o que ocorre, muitas vezes, no caminho entre os recintos de armazenagem e o porto, quando a carga é desviada.  
(Foto: )

A carga já havia passado por scanner e estava pronta para embarcar no navio quando recebeu a droga.
Investigação
Segundo a Polícia Federal a droga chegou ao terminal na cabine do caminhão, junto com quatro pessoas. O caminhoneiro tinha agendado a retirada de um contêiner de exportação, por isso teve a entrada autorizada no pátio.
Dentro do caminhão estavam quatro pessoas, que localizaram o contêiner escolhido para o transporte da droga, romperam o lacre, e carregaram ele com bolsas de viagem onde estavam os tabletes de cocaína.
A investigação agora pretende apurar como os criminosos sabiam onde estava e qual era o contêiner que deveria ser aberto para receber as bolsas cheias de tabletes de cocaína.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.