Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 12 de novembro de 2019

0

GUARDAS PORTUÁRIOS FAZEM CURSO DE APH NO PARÁ



O curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) foi realizado no Porto de Vila do Conde.
A Companhia Docas do Pará (CDP) realizou no último final de semana (9 e 10), no Auditório do Porto de Vila do Conde (PVC), com carga horária de 20 horas, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Ele foi realizado por iniciativa do guarda portuário Amarildo da Silva Ribeiro Junior, com o apoio da Supervisão de Inteligência de Segurança (SUINTS) da CDP e abordou temáticas importantes para atuação em situações de urgência e emergência em saúde.

Devido a escassez de cursos operacionais para a Guarda Portuária, Amarildo consultou os guardas daquele porto no intuito ver o interesse deles pelo enriquecimento do conhecimento, pois através do seu contato, uma empresa de dispôs a oferecer esse  curso de forma gratuita, tendo uma resposta positiva de vários companheiros.
Participação voluntária

Os guardas participaram de forma totalmente voluntária, não receberam diária. Alguns saíram do serviço noturno direto para o curso, enquanto outros saíram de lá direto para a jornada de trabalho. Não houve inscrição prévia, bastando que os interessados apenas comparecessem ao curso no horário informado para efetivamente participarem do mesmo.
O curso contou com o apoio voluntário da empresa Brigada Civil de Emergência (BCE), que forneceu os instrutores, o material utilizado no treinamento, apostila e certificado, sem ônus de qualquer natureza para a companhia.

Sindicato
O Sindicato dos Guardas Portuários do Estado do Pará e Amapá (Sindiguapor) colaborou fornecendo o transporte e a alimentação dos instrutores.
Conteúdo do curso

1- Introdução ao APH;
2- Avaliação de Cena;
3- Conhecimento de Sinais Vitais;
4- Conhecimento de Equipamentos Necessários no Atendimento;
5- Noções de verificação de pressão arterial;
6- Avaliação de Vítimas de Trauma (XABCDE)
7- Técnicas de Empranchamento;
8- Transporte de Vítimas com técnicas improvisadas;
9- Técnicas para controle de hemorragias (com Torniquete)
10- Curativos Tipo C ou Três Pontos para vítimas de Baleamento
11- Reanimação cardiopulmonar
12- Imobilização de Fraturas;
13- Entorse, Luxação;
14- Queimaduras;
15- Desmaios
16- Primeiros Socorros em situações de animais peçonhentos.
Aula Prática

O curso contou com uma situação inusitada, durante o treinamento um participante foi acometido de mal súbito, tendo um atendimento pré-hospitalar no local até a chegada de uma ambulância, conduzindo ele para o hospital de Barcarena. O mesmo, após ser atendido e posteriormente liberado, retornou no período da tarde para continuar participando do curso.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.