Postagem em destaque

OPERAÇÃO ENVOLVENDO PF, RFB E GPORT APREENDE MAIS DE UMA TONELADA DE COCAÍNA NO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO

  A troca de informações entre as autoridades envolvidas foi crucial para o sucesso da operação. Na tarde da última sexta-feira (02) uma o...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 7 de abril de 2020

0

PORTO DE SALVADOR RECEBE CERTIFICADO DE SEGURANÇA ISPS CODE



Porto de Salvador é incluído como porto seguro na IMO.
No dia 31 de março, o Porto de Salvador, na Bahia, administrado pela Companhia Docas da Bahia (Codeba), recebeu da Comissão Nacional de Segurança nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Declaração de Cumprimento que atesta a segurança das instalações e operações portuárias.
Essa certificação significa que o Porto de Salvador cumpre as medidas para reforçar a proteção e segurança do transporte marítimo, previstas Capítulo XI-2 da Convenção SOLAS (Salvaguarda da Vida Humana no Mar), e as disposições previstas na Parte A do ISPS – CODE (Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias), e opera de acordo com o previsto no seu Plano de Segurança Portuária, aprovado pela Conportos. O documento foi consentido no dia 31 de março de 2020 e tem validade de 5 anos.
A Declaração de Cumprimento representa uma grande conquista para a CODEBA. A certificação dá visibilidade internacional à Companhia e ao Porto de Salvador, uma vez que o mesmo passa a ser incluída no registro da Organização Marítima Internacional (IMO), e passa a aparecer entre os portos que oferecem condições de segurança aos navios, tripulantes e suas operações, nos parâmetros estabelecidos pelos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.
Declaração de Cumprimento
Para que um porto obtenha o certificado, ele realiza um Estudo de Avaliação de Risco, aprovado pela CESPORTOS (Comissão Estadual de Segurança dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis). A seguir, é necessário que seja elaborado um Plano de Segurança Portuária, que também é submetido à aprovação da CESPORTOS.
Quando as ações do Plano de Segurança são implementadas, a CESPORTOS e a CONPORTOS realizam uma auditoria para verificação e, caso os requisitos de segurança tenham sido atendidos, é emitida a Declaração de Cumprimento.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.