Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 6 de abril de 2020

0

ANVISA AUTORIZA DESEMBARQUE DO NAVIO SCENIC ECLIPSE NO PORTO DE SANTOS



Foi autorizado o desembarque dos 54 tripulantes. Até o momento 21 tripulantes deixaram o navio. 
Na última sexta-feira (03) foi autorizado o desembarque dos 54 tripulantes do navio Scenic Eclipse, atracado no armazém 33 do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Ele chegou a barra na quinta-feira (2), ficando fundeado enquanto aguardava autorização para atracar no porto.
Desembarque
O desembarque, que deve seguir até a próxima quarta-feira (08), vem sendo acompanhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até o momento 21 tripulantes deixaram o navio Scenic Eclipse.
Guarda Portuária fez a segurança do navio — Foto: G1 Santos

Ao desembarcar os tripulantes passam por um exame de saúde antes de deixar o navio, e recebem um atestado médico comprovando sua liberação. Eles devem usar máscaras e luvas de proteção até chegarem ao seu destino de origem.
Os demais desembarques ocorrem diariamente em pequenos grupos que são encaminhados, por meio de vans fretadas pela empresa, para os voos já programados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com destino ao seu país de origem.
Inspeção
Os tripulantes estrangeiros foram autorizados a desembarcar após os inspetores da Anvisa inspecionarem a embarcação, vestindo equipamento de proteção completo - fornecido pelo próprio navio – para garantir que não houvesse transferências de coronavírus.
Após a análise de dados de saúde a bordo, não foi constatado nenhum caso suspeito de coronavírus (Covid-19) na embarcação.
A embarcação, que chegou ao porto com 128 tripulantes a bordo e sem nenhum passageiro, não teve registro de sintomas a bordo tendo permanecido navegando, sem atracar em nenhum porto, por 26 dias. O último porto em que ele atracou foi em Buenos Aires.
Navio está atracado no cais do terminal 33  — Foto: Solange Freitas/G1

A Polícia Federal, a Receita Federal e a Autoridade Portuária de Santos também autorizaram o Scenic Eclipse iniciar o desembarque de sua tripulação.
Portaria
A situação está prevista na Portaria 47/2020 da Casa Civil que permite o desembarque de estrangeiros somente para atendimento de urgência ou retorno por via aérea para seus países.
Nota da Operadora
Em nota, a Scenic Luxury Cruises & Tours, proprietária e operadora do Scenic Eclipse, afirma que aportou no Porto de Santos com permissão das Autoridades Portuárias locais. O Scenic Eclipse partiu da Ushuaia, na Argentina, no dia 7 de março e não teve novas escalas até Montevidéu, no Uruguai, onde o navio foi autorizado a desembarcar todos os seus convidados em 26 de março.
Em nenhum momento da viagem, hóspedes ou membros da tripulação apresentaram sintomas da Covid-19 ou foram diagnosticados com a doença, de acordo com a empresa. As verificações diárias de saúde foram e continuam sendo realizadas e nenhuma febre ou sintoma foi detectado.
Scenic Eclipse
Projetado para desbravar regiões como Ártico e Antártida, o Scenic Eclipse conta com helicóptero H130 e submarino Worx da U-Boat. Ambos atendem a padrões internacionais de ruído, o que permite o acesso a parques nacionais, reservas naturais e passeios inesquecíveis pelo oceano.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.