Postagem em destaque

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ PROIBE A TERCEIRIZAÇÃO DA GUARDA PORTUÁRIA NA CDP

  Sede da Companhia Docas do Pará - CDP A sentença foi baseada no Decreto nº 9.507/2018. Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) pro...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 27 de maio de 2020

0

GUARDAS PORTUÁRIOS DO PORTO DE ITAJAÍ FORAM CONTAMINADOS PELO CORONAVÍRUS



Cinco servidores apresentaram os sintomas da Covid-19 durante expediente.
No dia 22 de maio, a Superintendência do Porto de Itajaí – SPI emitiu uma Nota Pública esclarecendo que, na condição de Autoridade Portuária, teve conhecimento através de dois dos seus setores, Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), e Coordenadoria Geral de Sistema de Segurança Portuária (COSEG), de que 05 servidores que atuam na Guarda Portuária testaram positivo contraindo o novo Coronavírus (COVID-19).
Os 5 casos positivos foram registrados ao longo desta semana. São 4 homens com idades de 48, 45, 42 e 34 anos, e uma mulher, esposa de um dos infectados com 42 anos de idade, que também atua como servidora da Guarda Portuária.
Todos os cinco servidores apresentaram os sintomas da Covid-19 durante expediente e imediatamente foram realizados os testes rápidos com o apoio de profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde constando os resultados como positivo para o novo Coronavírus.
Após os resultados dos testes, cada servidor buscou seu tratamento junto a médicos especializados, tendo inclusive a integração de Plano de Saúde prestado pela Superintendência do Porto de Itajaí para os devidos exames. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar por pelo menos o prazo de 15 dias de afastamento de suas funções.
Destaca-se também a informações de que os cinco profissionais da Guarda Portuária estavam trabalhando em três escalas diferenciadas em seus horários de expedientes, portanto, mesmo se tiveram contato com os demais servidores, não foi constatado nenhum outro tipo de contágio ou transmissão de coronavírus ao restante do efetivo até o momento.
Desde o início do mês de fevereiro, por meio de Resolução e por medidas de prevenção, a Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), informa que todos os profissionais que atuam junto à Guarda Portuária, e também para os demais servidores que atuam na superintendência do Porto de Itajaí, foram obrigados a utilizar máscaras faciais, luvas e óculos, assim como equipamentos de proteção individual (EPIs).
Em conformidade com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mediante relatório que dispõe sobre as diversas medidas sanitárias a serem adotadas em portos e embarcações, também em aeroportos, frente aos casos do novo coronavírus (COVID-19), a Superintendência do Porto de Itajaí segue uma série de ações em prol da segurança pela vida de seus trabalhadores, assim também, como ações desenvolvidas pela APMT, empresa arrendatária no porto de Itajaí.
A superintendência do Porto de Itajaí informa, desde Resolução divulgada em 18 de março (Nº 007), estabelecendo medidas quanto ao exercício de atividades por servidores da Autoridade Portuária, em caráter excepcional, em razão da Pandemia de COVID-19. Ver link abaixo: http://www.portoitajai.com.br/novo/noticia/1367
A Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), informa que diariamente são divulgados boletins e demais comunicados internos informando para a manutenção das medidas de prevenção.
Também faz parte de um amplo trabalho de combate ao novo coronavírus, a realização semanal de sanitização e desinfecção nas áreas de edificações administrativas da Superintendência do Porto de Itajaí e pontos diversos da área e retroárea portuária. Dentre as áreas estão o Píer de Atracação Turística de Itajaí, o prédio do Centro Integrado de Atendimento – CIA, o prédio Administrativo da superintendência, portões (Gates 1 e 2), guaritas da Guarda Portuária entre outros locais.
Como medida também para contribuir na prevenção do COVID-19, todos os servidores estão atuando tanto no expediente de trabalho interno ou em atividade externa, com o uso frequente de máscaras faciais fornecidas semanalmente pela superintendência, distanciamento social (faixas indicativas no chão), nas entradas e saídas da área portuária e nos locais onde há o registro de ponto digital biométrico, também como medidas de higienização das mãos no ambiente de trabalho o uso de álcool em gel 70%, distribuição para cada servidor um kit contendo estopas e álcool, nos ambientes de trabalho as janelas e portas permanecem abertas e os aparelhos de ar condicionado ficam desligados, não estão sendo realizados eventos ou reuniões com públicos externos, sendo neste momento realizados apenas por modalidades de áudio e videoconferência. Com relação ao contato com o próximo, estão evitadas aglomerações em ambientes fechados, respeitando-se o distanciamento entre pessoas.
Ainda como medida de prevenção ao contágio do COVID-19, com o uso frequente de máscaras e luvas, tornou-se preciso e obrigatório como forma de conscientização, quanto ao descarte correto, devendo ser feitos apenas em coletores específicos (brancos), já identificados, ou nos coletores dos banheiros.
Na retroárea do porto também foram instalados rente ao cais, estações móveis (pias e lavatórios), para lavação das mãos de uso dos trabalhadores portuários envolvidos em operações, com o intuito de higienização dando assistência aos servidores que atuam diretamente em contato com outras pessoas e que possuem acesso ao terminal.
Também estão sendo oferecidos aos servidores jaquetas de inverno para o uso em horário de expediente. Com o inverno se aproximando, é importante o trabalhador manter-se aquecido, pois com as baixas temperaturas, podem provocar a redução da imunidade do corpo e assim facilitar o surgimento de infecções respiratórias como o COVID-19.
Concluindo, a Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), informa a toda a sociedade que está disponível no site do Porto de Itajaí, um relatório geral fotográfico referente a todas as ações e medidas de prevenção no combate e enfrentamento ao novo coronavírus.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.