Postagem em destaque

EMPRESÁRIOS SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO NO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS FORAM PRESOS PELA POLÍCIA FEDERAL

  O nome dos empresários é informado na solicitação do mandado que consta na decisão judicial que autorizou a deflagração da Operação Além M...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 25 de agosto de 2020

0

POLÍCIA FEDERAL REALIZA EXERCÍCIOS SIMULADOS PARA ATESTAR SEGURANÇA EM TRÊS PORTOS DO PAÍS

 

Durante os exercícios, policiais federais simularam o acesso aos portos para verificar o cumprimento dos protocolos de segurança.

 A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (25) exercícios simulados para atestar a eficácia do Plano de Segurança Portuária nos portos de Santos/SP, Paranaguá/PR e Itajaí/SC.

Durante os exercícios, policiais federais simularam o acesso aos portos sem os devidos elementos de identificação para verificarem o cumprimento dos protocolos de segurança por parte dos funcionários do terminal.

Foi verificada ainda, a atuação da segurança portuária em casos de ingresso não autorizado de embarcações nos terminais e introdução de drogas em contêineres. Também foram realizados, exercícios de retomada da instalação portuária, com o objetivo de os policiais exercitarem as técnicas para este tipo de intervenção.

A Polícia Federal, que exerce a presidência da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) no âmbito federal e as CESPORTOS (âmbito estadual) têm orientado seus esforços para a construção de protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais e para o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e InstalaçõesPortuárias (Código ISPS).

O Código, internalizado no ordenamento jurídico nacional pelo Decreto nº 9.988, de 26 agosto de 2019, exige cooperação e entendimento contínuos e efetivos entre os entes públicos e privados atuantes no universo marítimo e portuário, de modo a detectar ameaças à proteção e tomar medidas preventivas contra incidentes de proteção que afetem navios ou instalações portuárias utilizadas no comércio internacional, por meio da aquisição de conhecimentos e habilidades.

Exercício no Porto de Itajaí-SC


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.