Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 15 de abril de 2021

0

QUEM SÃO OS BANDIDOS BRASILEIROS MAIS PROCURADOS NO PAÍS E NO MUNDO? VEJA LISTA

 

Dos 18 foragidos na lista nacional, oito têm ordem de prisão por crime de tráfico de drogas (44%)

Traficantes e assaltantes conhecidos, mas também milicianos, pistoleiros e bicheiros compõem a Lista de Procurados Nacional, mantida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) dentro das estratégias de combate ao crime organizado. São 24 fichados, sendo que seis deles estão presos atualmente. Porém, esses não são os únicos criminosos procurados do Brasil: a lista da Interpol tem outros 126 brasileiros, conforme apurou a agência Fiquem Sabendo.

Não constar na lista vermelha da Interpol é um dos critérios para inclusão na base nacional de procurados, conforme explica o MJSP no próprio site: “A Lista de Procurados Nacional é elaborada a partir de metodologia específica e tem como premissas: existência de mandado de prisão aguardando cumprimento; envolvimento em crimes graves e violentos; participação direta ou indireta em organização criminosa; não constar na Lista da Interpol (Difusão Vermelha); dentre outras”.

Dos 18 foragidos na lista nacional, oito têm ordem de prisão por crime de tráfico de drogas (44%) e cinco por crime contra o patrimônio, incluindo assalto a empresa de valores e roubo de cargas (28%).

Um dos mais novos integrantes da base nacional é o traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, que está foragido desde outubro, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, concedeu habeas corpus ao criminoso, que cumpria prisão preventiva em Presidente Venceslau, interior de São Paulo. O benefício foi revogado pelo também ministro do STF, Luiz Fux, mas André do Rap conseguiu escapar. Segundo investigadores, ele saiu do país em um avião particular, que decolou do Paraná, provavelmente para o Paraguai. A Polícia Federal (PF) imediatamente pediu a inclusão do foragido nas buscas da Interpol, que o incluiu em uma “lista restrita”, segundo a PF.

Tráfico, roubo, milícia e jogo do bicho

A única mulher fichada pelo MJSP é Sonia Aparecida Rossi, a “Maria do Pó”, também procurada por tráfico. Conforme a descrição na ficha, ela é considerada a maior traficante de cocaína da região de Campinas (SP) e abastece favelas em São Paulo com droga da Bolívia. Outro traficante buscado é Leomar Oliveira Barbosa, o “Leozinho” ou “Playboy”, tido como braço direito de Fernandinho Beira-Mar. Apesar de ter o mesmo apelido do personagem interpretado por Cauã Reymond no cinema, este Playboy é outro. O retratado no filme Alemão, de José Eduardo Belmonte, foi baleado e morto no Rio de Janeiro em 2015. À época, a recompensa oferecida pela PF por sua captura era de R$ 50 mil.

A lista inclui ainda dois procurados por “pistolagem”, que seriam integrantes de uma milícia envolvida com jogo do bicho no Centro-Oeste. José Moreira Freires, o “Zezinho”, e Juanil Miranda Lima, são ex-guardas civis municipais de Campo Grande (MS). Conforme a ficha corrida publicada no site, eles foram condenados pela execução do delegado Paulo Magalhães Araújo numa emboscada, em 2013.

Preso em um hotel de luxo em Moçambique, numa operação que teve apoio da Polícia Federal dos Estados Unidos, em abril deste ano, o traficante Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como Fuminho, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), é um dos seis bandidos mais perigosos que constam como capturados do painel do MJSP.

O cidadão que tiver informações sobre os criminosos foragidos pode denunciar através dos números de Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos Estados (disque 190), pelo aplicativo Sinesp ou pelo site.

Veja quem são os 18 bandidos mais procurados do Brasil

Estes são os criminosos na lista nacional de foragidos perigosos. Acesse para ver fotos e a ficha completa de cada um, exceto os que já foram capturados:

Fonte: Yahoo Notícias



Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.