Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

0

CONPORTOS AVALIA ESTRUTURA DE SEGURANÇA NO PORTO DE PARANAGUÁ

 

O relatório será usado para melhorias e evolução de todos os sistemas de segurança existentes

Na semana passada, a Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) realizou auditoria nos portos de Paranaguá e Antonina, avaliando a estrutura existente, investimentos realizados e projetos futuros.

A auditoria ajuda no planejamento de ações do porto. O relatório será usado para melhorias e evolução de todos os sistemas de segurança existentes. Os apontamentos da deverão balizar ações futuras para melhorar ainda mais a segurança.

“A intenção é ter um olhar externo para contribuir para a segurança. A empresa Portos do Paraná, que administra esses portos, evoluiu no quesito de segurança, desde a última visita”, destacou o chefe da Comissão, capitão de fragata Omar Salles Almeida. “Ressaltamos o envolvimento e o comprometimento da gestão e de toda a equipe nessa melhoria. Observamos que, de 2019 para cá, passaram à frente de outros terminais portuários”, afirmou.

Para ele, a evolução na segurança do Porto de Paranaguá foi muito significativa e o relatório final da Conportos vai contribuir para que novas melhorias e correções possam ser feitas no futuro. “O parecer técnico traz os principais pontos e muitos são realizáveis de maneira rápida e fácil”.

O presidente da administradora dos portos, Luiz Fernando Garcia, disse que a auditoria ajuda no planejamento de ações da empresa pública. “Nos últimos anos, investimos pesado em segurança, tecnologia e infraestrutura. Nossa intenção é manter esse grau de excelência e melhorar, principalmente nas questões relacionadas aos recursos humanos”.

As atividades

O gerente da Guarda Portuária (Guapor), Cezar Kamakawa, explicou as principais atividades realizadas pela Conportos. Segundo ele, nessa visitação periódica, a equipe verifica a documentação, atividades de segurança – principalmente voltadas ao ISPS Code (Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias). “São revistos todos os processos de melhorias e evolução do trabalho, com foco na capacidade de atender às normas internacionais”.

Gerente da Guarda Portuária - Cezar Kamakawa

Fizeram parte da equipe de auditoria da Conportos representantes da Polícia Federal (PF), Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Polícia Militar do Paraná (PM-PR), e Receita Federal do Brasil (RFB).



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.