Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

0

PORTO DE PARANAGUÁ TREINA BRIGADA DE EMERGÊNCIA EM NÍVEL AVANÇADO

 

Integrantes da Guarda Portuária participaram de 40 horas de curso de combate a incêndios e primeiros socorros

Encerrou na sexta-feira (17) o treinamento de um grupo de guardas portuários que integram a Brigada de Emergência no Módulo Avançado. Foram 40 horas de trabalhos intensos de reciclagem e muito aprendizado para aprimorar o atendimento em possíveis ocorrências no Porto de Paranaguá.

Os brigadistas passaram a semana imersos em aulas teóricas e simulações, nas quais tiveram que combater fogo usando todo o equipamento de proteção individual adequado para a função.

“A brigada é de suma importância para o Porto porque eles são os nossos guardiões, eles estão nos turnos 24 horas por dia. Todos já têm treinamento e nesta semana tivemos a oportunidade de reciclar, trazer à tona os conceitos e práticas que são importantes”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

De acordo com ele, em caso de alguma emergência, a brigada dará o primeiro atendimento num princípio de incêndio. “Se for algo mais complexo, a própria brigada vai acionar o Corpo de Bombeiros e/ou Defesa Civil.

“A Guarda Portuária e a brigada são estratégicas para o porto e, ao treiná-los no Módulo Avançado, conseguiremos ser mais efetivos, além de valorizar esses profissionais que possuem um papel muito importante na história do nosso Porto”, afirma o gerente.

Responsável pelo treinamento, Vagner Taborda, instrutor de uma empresa contratada, destaca a importância de a equipe estar preparada. “Seja ela uma emergência química, seja uma emergência de combate a incêndio ou qualquer situação que caracterize uma condição emergencial”, exemplifica.

De acordo com o profissional, um dos objetivos do treinamento é impactar a vida do brigadista de uma forma positiva. “Para que ele possa prevenir acidentes não só dentro de suas atividades laborais, dentro do seu trabalho, mas, principalmente, é uma bagagem que ele leva para sua vida, aplicando dentro de sua casa, onde geralmente estão as pessoas com que mais nos preocupamos, mais amamos. É uma bagagem para nossa vida inteira”, pondera Taborda.

Na visão de Eduardo Domanski, coordenador de Inteligência da Guarda Portuária e um dos participantes do treinamento, a qualidade do curso superou as expectativas. “O instrutor realmente levou o pessoal a colocar em prática as técnicas. Isso é importante porque é o que a gente vai precisar no momento da ação. É importante a capacitação e o treinamento. A gente não quer ser acionado, mas se for tem que cumprir com excelência”, destaca.

Ao final, todos foram qualificados na Brigada Nível Avançado do Porto de Paranaguá.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.