Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

0

FORÇAS DE SEGURANÇA PARTICIPAM DE OPERAÇÃO CONJUNTA NO PORTO DE PARANAGUÁ


Polícia Federal, Guarda Portuária e Polícia Militar participaram da operação

Na última segunda-feira (27), a Polícia Federal (PF), em operação conjunta com a Receita Federal do Brasil (RFB), Guarda Portuária (GPort) e Polícia Militar do Paraná (PM/PR), realizou inspeções em diversos setores do Porto de Paranaguá, com o objetivo de localizar cargas de drogas clandestinamente alocadas com destino ao exterior.

As buscas foram feitas com o auxílio de dois cães farejadores (um pastor alemão e uma pastora belga malinois) da Delegacia da PF em Foz do Iguaçu e seguiram uma agenda pré-determinada, com o objetivo de esquadrinhar melhor as áreas mais vulneráveis.

Pela manhã, as forças de segurança realizaram as inspeções no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), onde contêineres e mercadorias para exportação foram verificadas e, no período da tarde, as buscas foram realizadas na APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, em equipamentos e veículos destinados ao exterior e nos armazéns. No final da tarde as equipes de segurança realizaram inspeção no Pré-Gate, verificando caminhões que aguardavam a entrada no TCP.

“Foi uma operação conjunta e também uma equipe especializada da Polícia Federal com cães farejadores para fazer uma passagem por cargas suspeitas que poderiam ter a contaminação por entorpecentes com destino ao exterior”, explica César Kamakawa, gerente da Guarda Portuária.

De acordo com Kamakawa, a ideia desse trabalho integrado é promover a aproximação entre as forças de segurança. “Estamos trabalhando para isso e enfatizando esse tipo de cooperação onde todos são beneficiados, mas principalmente a área privada ou a área pública para que traga bastante transparência nas ações de fiscalização de um modo geral nas cargas de exportação”, destaca.

Os dois cachorros farejaram cargas de granéis, contêineres, máquinas, veículos e granéis destinados ao exterior.

“Foram priorizados os setores que têm grande movimentação de carga granel porque em outros portos já foi verificado tabletes de cocaína localizados em porão de navio e temos que ter este cuidado e para isso estamos desenvolvendo essas ações”, finaliza o comandante da Guarda Portuária.

A operação não encontrou nenhum produto suspeito durante a abordagem, mas novas diligências estão previstas no futuro.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES