Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 15 de abril de 2022

0

RFB APREENDE 892 KG DE COCAÍNA EM AÇÃO COORDENADA NO PORTO DE SANTOS

A droga estava oculta em um carregamento de café que tinha como destino o Porto de Hamburgo, na Alemanha

A Receita Federal do Brasil (RFB) frustrou, no dia 31 de março, no Porto de Santos, a tentativa de envio ao exterior de, aproximadamente, 892 kg de cocaína. A droga estava oculta no meio de uma carga de 20 toneladas de café em sacas, de forma a dificultar sua localização.

A carga vistoriada, que tinha como destino o Porto de Hamburgo, na Alemanha, foi selecionada pela área de Gestão de Riscos da Receita Federal, que analisou operações de exportação e imagens de escâneres. Um cão de faro foi utilizado durante a inspeção. Um dos fatores que chamaram a atenção da Fiscalização da RFB foi o mal estado do contêiner utilizado para o transporte da carga, que é de alto valor agregado.

Os trabalhos desenvolvidos na operação fazem parte das ações de vigilância e repressão a ilícitos aduaneiros, realizadas pela RFB, reforçando a presença fiscal e aumentando a percepção de risco.

Após a localização da droga, a Polícia Federal (PF) foi acionada para realizar o trabalho de perícia no local e participar, de forma integrada, do restante da operação. A droga apreendida ficará sob guarda da PF, que prosseguirá com as investigações a partir de informações da RFB. A troca de informações entre as Instituições é essencial para a abertura de um novo inquérito policial ou para trazer novos elementos para os que estão em curso.

Esta foi a segunda localização de cocaína no Porto de Santos na mesma semana. Dois dias antes, em 29/03, a RFB localizou 47 kg da droga em um carregamento de limões. Na ocasião, a cocaína estava escondida na estrutura de um contêiner refrigerado.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.