Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 18 de abril de 2022

0

PF DEFLAGRA A OPERAÇÃO DESCONTAMINAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

 

A organização utilizava o Porto de Salvador para remeter cocaína até a Europa

A Polícia Federal (PF) deflagrou, no dia 1 de abril, a Operação Descontaminação, objetivando desarticular organização criminosa (ORCRIM) estabelecida para a prática reiterada do crime de tráfico internacional de entorpecentes pelo modal marítimo.

Policiais federais, com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva em Salvador/BA, Feira de Santana/BA, Lauro de Freitas/BA, Sorocaba/SP, Salto/SP, Santos/SP e São Vicente/SP. Além das medidas de busca e apreensão e prisão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias tituladas por nove investigados.

A organização, que utilizava o Porto de Salvador, no estado da Bahia, para remeter cocaína para a Europa em contêineres, cooptava funcionários do porto para inserir, clandestinamente, a droga nos contêineres que deveriam ser transportados para o continente europeu através de navios.

Desde o começo das investigações, iniciadas em setembro de 2019, em conjunto com a Receita Federal do Brasil (RFB), foram realizadas seis apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, totalizando cerca de 3,5 toneladas da droga, precisamente 3.591 kg. 

A última apreensão ocorreu na noite do dia 19/9/2021, quando um funcionário do Terminal de Contêineres – TECON Salvador/BA e outros dois funcionários de empresas terceirizadas foram presos em flagrante por policiais federais quando inseriam 165 kg de cocaína num contêiner que seria destinado à Europa.

SAIBA MAIS: AÇÃO CONJUNTA ENTRE POLÍCIA FEDERAL E GUARDA PORTUÁRIA APREENDE 165 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SALVADOR

O delegado Rodrigo Motta de Andrade disse que, dos oito mandados de prisão cumpridos, seis pessoas foram presas. “Nosso objetivo é identificar outras pessoas que estejam envolvidas nesse grupo. Ainda não sabemos quem são os responsáveis que recebiam a droga na Europa e queremos identificar outras pessoas no Brasil envolvidas na organização criminosa”, disse.

Rodrigo Andrade disse também que, em Salvador, foram apreendidos dois veículos, sendo um de luxo, e outro que provavelmente era utilizado para levar a droga ao Porto de Salvador. O delegado disse ainda que foram apreendidos R$ 50 mil e 50 kg de cocaína, além de uma máquina de impressão a laser, que seria usada para fabricar lacres utilizados nos contêineres.

Na cidade de Salto, em São Paulo, foram apreendidos R$ 270 mil e 73 mil dólares, além de documentos usados pela quadrilha. Armas foram apreendidas tanto na Bahia quanto em São Paulo.

Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes (art. 33 e 40, I da lei 11.343/2006, bem como art. 2º, §4º, III e V da Lei 12.850/2013 (Lei de organização criminosa).

“Nosso trabalho não vai parar na apreensão de entorpecentes. Queremos identificar todos os envolvidos nos crimes, seja mandando, transportando, ou quem vai vender essa droga”, disse o delegado Rodrigo Andrade.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.