Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 3 de junho de 2022

0

RECEITA FEDERAL ENCONTRA 518 KG DE COCAÍNA EM DUAS APREENSÕES NO PORTO DE SANTOS


A droga estava escondida em duas cargas. Uma de ferroníquel destinada ao Reino Unido e outra de pisos de cerâmica com destino a Camarões

Receita Federal do Brasil (RFB) localizou na manhã da última sexta-feira (27/5), durante duas ações realizadas, 518 kg de cocaína escondidos em duas cargas de exportação, no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

A seleção das cargas para inspeção física foi resultado da atividade de gestão de riscos efetuada nas operações de comércio exterior. Essa atividade envolve o uso de informações prestadas por importadores, exportadores, transportadores, operadores portuários e outros agentes envolvidos nas operações, além da análise de imagens escaneadas dos contêineres.

Houve indicação positiva dos cães de faro durante as inspeções, confirmando as suspeitas de presença da droga.

Primeira Apreensão

Na primeira apreensão, 346 kg de cocaína estavam em meio a uma carga de ferroníquel destinada ao Reino Unido. Dos 24 contêineres carregados, dois foram selecionados para conferência física, em um deles estavam os tabletes da droga.

Segunda Apreensão

Já a segunda apreensão foi em uma carga de pisos de cerâmica agrupados em três contêineres que passariam por Angola com destino a Camarões. Os tabletes localizados somaram 172 kg de cocaína.

A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal (PF), que prosseguirá com as investigações a partir das informações recebidas da instituição.

Verificação em casco de navio

Além dessas duas ações, a Equipe de Operações Especiais e Marítimas (Eqpem) da Alfândega de Santos participou, em conjunto com mergulhadores da Marinha do Brasil e integrantes do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) e do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom), de uma inspeção no sea chest (compartimento submerso de captação de água) de um navio atracado no Porto de Santos, mas nada foi encontrado.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.